Pesquisar
Close this search box.

Hospital Candelária assume referência macrorregional em partos

A referência foi definida no mês de agosto após o Hospital Santa Rosa de Lima, de Arroio do Tigre não conseguir se estruturar para realizar os atendimentos naquela regional

Foto: Tiago Garcia – Jornal de Candelária

O Hospital Candelária conquistou mais uma referência em saúde, agora em partos. Através de portaria assinada pela secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, a casa de saúde candelariense foi oficialmente reconhecida como referência macrorregional para partos de risco habitual e já está atendendo pacientes de sete municípios da região Centro Serra. A referência foi definida ainda no mês de agosto após o Hospital Santa Rosa de Lima, de Arroio do Tigre, antiga referência para a 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, não conseguir se estruturar para realizar os atendimentos naquela regional.

Em razão do problema, o Estado decidiu mudar a referência e optou por centralizar os atendimentos no Hospital Candelária, que já prestava o serviço para Candelária, Herveiras e Vale do Sol. Após um período de negociações entre o Estado com a 13ª Cordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS), secretaria municipal de saúde, direção do Hospital Candelária e municípios, a casa de saúde candelariense foi habilitada por ser o município mais próximo da região Centro Serra, passando a receber os partos de risco não habitual de gestantes residentes em Arroio do Tigre, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Passa Sete, Segredo e Sobradinho.

A secretária municipal de Saúde, Grazieli Priebe, e os diretores administrativos do Hospital Candelária, Júlio Steffanello e Lairton Kuhn destacaram que inicialmente o Hospital Candelária se prontificou em prestar o serviço de retaguarda para atender as pacientes do Centro Serra aos finais de semana. Grazieli destaca que pesou o fato de a casa de saúde já estar estruturada para receber a referência. Conforme ela, “hoje o hospital tem plenas condições de aumentar a população assistida para partos de risco habitual e o Estado se colocou à disposição para repassar mais recursos com auxílio do valor por partos.”.

Grazieli Priebe confirmou ainda que os recursos para manter os serviços também serão encaminhados pela União e Município para auxiliar a casa de saúde. Com a referência macrorregional, o número de partos, que era de 30 por mês poderá aumentar para até 60 partos/mês no Hospital Candelária.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade