Foto: Divulgação
O evento “Saberes, Sabores e Sementes Crioulas” foi tema de reunião de avaliação, em Ibarama. Além dos sócios guardiões, participaram da reunião, representantes da Emater/RS-Ascar, Centro de Apoio à Promoção da Agroecologia (CAPA), Associação das Mulheres Agricultoras de Ibarama (AMAI); Associação dos Artesãos e da Prefeitura de Ibarama.
O evento Saberes, Sabores e Sementes Crioulas, que congregou o 22º Dia da Troca de Sementes Crioulas de Ibarama; 9º Seminário Regional dos Guardiões Mirins; 9º Seminário da Agrobiodiversidade Crioula, 9ª Feira da Economia Popular Solidária; 33° Seminário de Alternativas a Cultura do Fumo e Feira do Produtor Rural, ocorreu nos dias 8 e 11 de agosto de 2023.
Na reunião, o grupo fez uma avaliação do evento, que neste ano foi retomado de forma presencial, e buscou enfatizar ainda mais a agrobiodiversidade crioula, por meio das palestras e relatos de experiências, demonstrando a importância e dimensão que as sementes dos Guardiões da Associação de Ibarama têm ganhado até mesmo em nível mundial. Além disso, foram desenvolvidas atividades específicas para os guardiões mirins, destacando a valorização das crianças e jovens, incentivando a continuidade das ações com sementes crioulas.
Destacou-se a diversidade de mudas, tubérculos, e sementes crioulas, além de artesanatos e produtos coloniais de excelente qualidade, o que resulta também em um expressivo retorno financeiro ao município, através dessa comercialização. A grande participação do público, superior a mil pessoas, de diversos municípios do Rio Grande do Sul, bem como, de Santa Catarina, demostrou que Ibarama continua sendo referência em agrobiodiversidade crioula, dando força aos guardiões para continuarem caminhando na busca da conservação de espécies crioulas, preservando as origens para garantir um futuro sustentável.