Guardiãs de sementes crioulas serão destaque no Saberes, Sabores e Sementes Crioulas de Ibarama

Pelo segundo ano, devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, o evento será realizado em formato digital

ago 9, 2021

Com o tema “As guardiãs e suas tramas na preservação da agrobiodiversidade crioula em Ibarama” acontece nesta sexta-feira (13/08), uma nova edição do Saberes, Sabores e Sementes Crioulas. Pelo segundo ano, devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, o evento será realizado em formato digital, a partir das 14h, nos canais oficiais da Emater/RS-Ascar no Facebook e Youtube. A programação conta com falas de mulheres que fazem parte do trabalho de conservação e multiplicação de sementes crioulas tão importantes para a Segurança e Soberania Alimentar e a preservação da agrobiodiversidade. A mediação é da extensionista rural Agropecuária da Emater/RS-Ascar, Lilian Rodrigues.

As participantes serão: a extensionista rural Social da Emater/RS-Ascar Letícia Fagundes, as guardiãs das sementes crioulas Joelita Aparecida Puntel Scota e Marineusa Trevisan Scota, a guardiã mirim Larissa Milani Scota e a professora da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) Marielen Priscila Kaufmann. A extensionista rural Agropecuária da Emater/RS-Ascar, Lilian Rodrigues, explica que este ano a comissão organizadora optou por valorizar e reconhecer o trabalho das mulheres como guardiãs promotoras da preservação da agrobiodiversidade crioula, as evidenciando na Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas de Ibarama.

Lilian destaca que as mulheres têm diversos afazeres nas propriedades rurais, muitas vezes tendo tripla jornada de trabalho e, como guardiã das sementes crioulas, são elas que cuidam das sementes, plantam, produzem e preparam os alimentos, resultando em receitas nutritivas e saborosas para a família, garantindo a segurança e a soberania alimentar. Segundo a extensionista o trabalho feminino é diferenciado, pois além de seus afazeres na lavoura, como agricultoras, as mulheres ainda têm ações nas hortas, pomares, alimentação dos animais, atividades domésticas, cuidados com a família. Atualmente integram a Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas de Ibarama, cerca de 20 agricultoras.

Contudo, a extensionista destaca que o resgate das sementes crioulas é realizado por mulheres em diversas propriedades rurais do município. Ela lembra que “em cada propriedade rural, onde a mulher faz esse trabalho de preservação e cuidados com as sementes crioulas, cultivando, armazenando e multiplicando, a mesma pode ser considerada guardiã. Sendo assim, há muito mais guardiãs no município de Ibarama, do que somente as que propriamente integram a Associação”.

Já para a tradicional troca e aquisição de sementes crioulas que acontece no evento pode ser realizada por meio do Escritório da Emater/RS-Ascar de Ibarama pelo e-mail emibaram@emater.tche.br ou o telefone (51) 9 9534-7904, ou aquisição e trocas diretamente com os guardiões, sempre tomando os devidos cuidados sanitários. O Saberes, Sabores e Sementes Crioulas é uma parceria entre Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas de Ibarama, Prefeitura de Ibarama, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) e Embrapa Clima Temperado.