Na tarde de quarta-feira (21), o grupo TEAproxima promoveu encontro na sala de reuniões do CRAS de Lagoa Bonita. A atividade foi conduzida pela assistente social Dienefer Fagundes e pela psicóloga Valéria Piovesan, com a participação das conselheiras tutelares Denise e Cleida. Formado por pais de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e também por autistas, o grupo tem como propósito criar um espaço de escuta, acolhimento e troca de experiências.
Os encontros promovem diálogos sobre os desafios enfrentados pelas famílias, os direitos das pessoas com TEA e, principalmente, o fortalecimento de vínculos e apoio mútuo. Durante esta edição, os participantes foram convidados a refletir sobre o futuro. A atividade propôs que os pais imaginassem como veem seus filhos daqui a 15 anos, enquanto os autistas presentes refletiram sobre como se veem nesse mesmo período.
As expressões vieram por meio de desenhos, escritas e pinturas, proporcionando um momento de profunda emoção. A reflexão foi complementada com a música “No Dia em que Saí de Casa”, da dupla Zezé Di Camargo e Luciano, criando um clima de conexão e emoção entre os participantes. Muitos compartilharam o quanto experiências como essa proporcionam aprendizado e inspiração para fortalecer o grupo e ampliar a participação de outras famílias.
O próximo encontro do TEAproxima está agendado para o dia 18 de junho, às 13h30, no CRAS. A participação segue aberta para todas as famílias interessadas em vivenciar e contribuir com esse espaço de escuta, empatia e inclusão.