Governo Federal investiu R$13 milhões para restaurar BR-153, entre Cachoeira do Sul e Novo Cabrais

O Governo, por meio do Ministério dos Transportes, concluiu a restauração e a adequação de 45 quilômetros da BR-153/RS.

fev 12, 2024

Foto: Gov.br

O Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, concluiu a restauração e a adequação de 45 quilômetros da BR-153/RS, no trecho entre os municípios de Cachoeira do Sul e Novo Cabrais. As obras, que receberam aproximadamente R$ 13 milhões em investimentos, foram executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Entre as diversas intervenções realizadas, destacam-se: aplicação de Concreto Betuminoso Usinado a Quente e Microrrevestimento; Implantação de nova sinalização horizontal e vertical; Restauração do perímetro urbano da rodovia (avenida Marcelo Gama), e adequação do acesso ao Parque Witeck entre os quilômetros 370 e 372, e de comunidades lindeiras.

Em Cachoeira do Sul, no trecho conhecido como Estrada Volta da Charqueada, também foram revitalizados o pavimento e a sinalização de 8 quilômetros do prolongamento da BR-153/RS, que dá acesso ao Porto de Jacuí. Já na parte urbana da via, o município recebeu a instalação de um passeio público, proporcionando mais segurança à população. As melhorias garantem mais segurança e fluidez ao setor de transportes de cargas, da produção agrícola e agropecuária, barateando os custos e agilizando as operações.

Também conhecida como Transbrasiliana, a BR-153 tem 3,8 mil quilômetros de extensão, conectando o Norte ao Sul do país, o que a torna um importante corredor logístico de escoamento da produção nacional. A rodovia é ainda uma importante via de acesso a pontos turísticos nacionais.