Governo do RS retira Alertas e emite Avisos para todas as regiões Covid

Em relação à média móvel de sete dias, a redução de pacientes em leitos clínicos é 20,3% e de 15,5% em UTIs

mar 9, 2022

O Gabinete de Crise decidiu retirar todos os Alertas e emitir Aviso para todas as regiões Covid no sistema 3A’s de Monitoramento da pandemia no Rio Grande do Sul. A decisão levou em conta a queda de casos e a diminuição no número de internações hospitalares e foi tomada em reunião conduzida pelo governador em exercício Ranolfo Vieira Júnior na tarde desta terça-feira.   Conforme o Executivo, a decisão do GT Saúde pela emissão de Avisos ocorre porque, embora haja queda significativa dos indicadores considerados, observa-se que ainda há elevadas taxas de contaminação e de mortalidade. E, mesmo com a redução, os índices ainda estão acima dos números registrados em dezembro do ano passado, período antes do surgimento da variante ômicron. Na última semana, a média móvel de casos confirmados teve redução de 47%, com incidência semanal de 267 casos por 100 mil habitantes. A internação por suspeitos de infecção pelo coronavírus e por confirmados diminuiu em 270 pacientes, sendo a queda de 180 em leitos clínicos e de 90 em UTIs.

Em relação à média móvel de sete dias, a redução de pacientes em leitos clínicos é 20,3% e de 15,5% em UTIs. A taxa atual de ocupação nas unidades de terapia intensiva está em 57,1%. Nos últimos sete dias, foram registrados 226 óbitos, com média de 32,3 óbitos por dia, redução semanal de 23,1%. Através da análise dos boletins informativos, foi observada na região 27 – Cachoeira do Sul, uma diminuição na velocidade de avanço da doença e queda dos números da pandemia nas últimas semanas.

Os indicadores da pandemia levam a crer na tendência de redução ainda maior. Como observado no comportamento dos casos confirmados, a região mantém-se em redução. O número de internados em leitos clínicos e de UTI começa a consolidar uma tendência de redução nos últimos dias, com oscilações ainda, mas dentro da capacidade de atendimento. Neste sentido, os prefeitos da Região 27 entendem que os patamares ainda são altos, e por isso, salientam que é necessário seguir com o cumprimento dos protocolos obrigatórios do Sistema de Monitoramento 3As e com as ações locais, buscando reduzir ainda mais o contágio.  Assim, diante dos fatos e do exposto, de comum acordo entre os Municípios, ficou definido que ficam mantidos os protocolos e ações constantes em Decreto Estadual.

Os prefeitos da AMCSERRA chamam a atenção da comunidade e reforçam a importância da vacinação, e voltam a ressaltar a necessidade da população completar o esquema vacinal. Além disso, orientam que em caso de suspeita da doença, as pessoas devem procurar os postos de saúde para testagem, e caso, haja a confirmação da doença, é necessário manter o isolamento. Fazem parte da região 27 os municípios de Cachoeira do Sul, Arroio do Tigre, Caçapava do Sul, Cerro Branco, Encruzilhada do Sul, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Novo Cabrais, Passa Sete, Segredo e Sobradinho.