Governo do RS libera R$ 7,4 milhões para apoio hídrico no meio rural em 35 municípios

Os projetos incluem perfuração de poços, reservatórios, sistemas de irrigação, redes de abastecimento e açudes.
Foto: Divulgação/Penélope Miranda - Ascom SDR

O governo do Estado concluiu a primeira etapa de assinaturas do Programa Desenvolve RS Rural – Usos Múltiplos da Água, criado para ampliar a segurança hídrica no campo. No total, 46 associações e cooperativas foram habilitadas para executar projetos de captação, armazenamento e distribuição de água, somando mais de R$ 7,4 milhões em investimentos.

A assinatura dos termos de compromisso foi encerrada na última sexta-feira (28), em Santa Cruz do Sul. Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, a iniciativa é estratégica para fortalecer a agricultura familiar e melhorar as condições de produção. O programa prevê investimento misto: 80% do valor será repassado pelo Feaper, a fundo perdido, e os outros 20% serão pagos pelos beneficiários em até oito anos (com três anos de carência).

Os projetos incluem perfuração de poços, reservatórios, sistemas de irrigação, redes de abastecimento e açudes. Na região, serão beneficiados municípios como Sobradinho, Estrela Velha, Arroio do Tigre e Salto do Jacuí. A proposta é ampliar a autonomia das famílias rurais, minimizar efeitos de estiagens e garantir maior produtividade. Covatti destacou ainda que a modernização do campo é essencial para manter os jovens no meio rural e fortalecer a produção gaúcha.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade