Já estão em Sobradinho as máquinas contratadas pelo Governo do Estado para dar início às obras de desassoreamento de arroios, por meio do programa Desassorear RS. Com investimento de R$ 1,4 milhão, a ação prevê a retirada de cerca de 38 mil metros cúbicos de sedimentos dos arroios e canais de drenagem do município. Segundo o engenheiro ambiental da Prefeitura de Sobradinho, Marcos Trindade, os trabalhos começam pelo Bairro Baixada e devem iniciar nesta quarta-feira (09).
Três máquinas vão operar em duas frentes de trabalho, com apoio de caminhões-caçamba. Em locais de difícil acesso, onde não for possível o uso dos caminhões, o material será utilizado para formação de taludes nas margens. O foco principal da ação são os trechos dos arroios que passam por áreas residenciais. Além do Arroio Carijinho, também serão realizadas intervenções no Arroio Quinca, visando a retirada de resíduos acumulados desde a enchente do ano passado.
Após a remoção, os materiais extraídos serão depositados em cinco pontos previamente definidos e interior. Marcos Trindade explica que foi o responsável pela elaboração do projeto e pela orientação técnica, mas a execução está a cargo de uma empresa contratada pelo Estado. Técnicos e fiscais do governo estadual acompanham o andamento das obras. A previsão é de que os trabalhos se estendam por aproximadamente dois meses.

