As máquinas da empresa Conpasul para a recuperação da ERS-400, entre os municípios de Candelária e Sobradinho, já estão em deslocamento. A garantia foi dada pelo governador Eduardo Leite com o presidente da Assembleia Legislativa, na tarde dessa segunda-feira (10), no Palácio Piratini. Esta é uma das obras que devem ser feitas na região, conforme pedido feito durante audiência anterior, ocorrida dia 28 de maio, entre o governador e o presidente da Assembleia, deputado Adolfo Brito.
Conforme o parlamentar, o governador disse que a Conpasul iniciará os serviços na cidade de Candelária em direção a Sobradinho. Nos sete quilômetros iniciais, será necessária a remoção do asfalto atual, incluindo o adensamento existente, além de mais um quilômetro adiante. Na sequência será feita a recuperação emergencial na subida da Serra com remoção de entulhos, roçadas, canaletas, fresagem – na pare onde for necessário – e posterior pintura.
Está prevista também a recuperação emergencial entre o trecho 2 a partir da Vila União até Sobradinho. Mais tarde, deverá ser licitada a recuperação estrutural da rodovia. De outra parte, o trecho asfaltado da RSC-481, entre a cidade de Cerro Branco e a Vila de Cima, onde o rio havia invadido a pista e levado parte do asfalto, já foi concluído e liberado para trânsito.
Na parte de chão da RSC-481, que liga Cerro Branco à Lagoa Bonita do Sul, onde houve vários deslizamentos na serra, o Daer abriu mão de fazer um desvio devido ao alto custo e estará colocando mais equipamentos no trecho a fim de reabrir o trânsito pelo trajeto normal. Segundo superintendência de Cachoeira do Sul, a reabertura ao trânsito entre os dois municípios deverá ocorrer em cerca de dez dias uteis. Essas obras estavam nas reivindicações apresentadas pelo deputado Adolfo Brito ao Governador e Direção do Daer.