Golpes pelo WhatsApp e Instagram fazem vítimas todos os dias

Em um dos mais recentes, golpistas clonaram o WhatsApp do Quiosque 3/12 e aplicaram golpes em clientes do estabelecimento

mar 18, 2022

Foto: Henrique Lindner/Rádio Sobradinho AM

Os golpes por meios dos aplicativos WhatsApp e Instagram fazem vítimas todos os dias. São pessoas ou empresas que têm seus números ou contas clonados pelos estelionatários que passam a enviar mensagens para os contatos das vítimas, pedindo dinheiro, divulgando falsas promoções ou oferecendo supostos bens que estariam à venda. A advogada Gabriela Moraes fez um alerta nesta sexta-feira (18), em entrevista à Rádio Sobradinho. Ela contou que nesta quinta-feira o Quiosque da Praça 3 de Dezembro, administrado por ela, foi alvo dos golpistas.

Eles clonaram o WhatsApp do restaurante e passaram a enviar mensagens com uma falsa promoção para os clientes. Alguns chegaram a clicar no link e também tiveram seu número clonado. A advogada lembrou que nunca se deve clicar em links sem antes confirmar se a mensagem é verdadeira. O caso já foi registrado na Delegacia de Polícia. Um dos estelionatários seria de Porto Alegre e outro de Mato Grosso.

Gabriela Barbosa lembrou que, embora seja difícil a identificação dos criminosos, a lei prevê pena de cadeia para este tipo de golpe. Ela destacou também que é necessário exigir dos criadores dos aplicativos ferramentas que dificultem a ação dos golpistas.