Gabinete de Crise do Estado mantém situação de ALERTA para a Região 27

Diante dos fatos, os prefeitos do Centro Serra devem se reunir na próxima segunda-feira (31), para avaliar a situação

maio 29, 2021

A Região 27 – com sede em Cachoeira do Sul e que abrange Sobradinho e outros municípios do Centro Serra – recebeu no início da noite desta sexta-feira (28), notificação do Gabinete de Crise para o Enfrentamento da Epidemia Covid-19 do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

O comunicado informa que está mantido o Alerta emitido no dia 18, em decorrência do agravamento da situação da pandemia no cenário regional. Além disso, a notificação informa que são necessárias medidas “buscando diminuir a circulação de pessoas, ampliar restrições e reduzir a lotação de atividades”. Consta no documento que “frente a piora do cenário da pandemia na Região de Saúde de Cachoeira do Sul – a R-27 – demonstrada pelos indicadores atuais da região e agravada pela lotação dos leitos clínicos e de UTI; a situação exige que medidas adicionais sejam adotadas na intenção de barrar o aumento expressivo de casos, óbitos e hospitalizações que vem sendo observados nas últimas duas semanas.”

Os demais municípios da região foram comunicados ainda na noite desta sexta-feira sobre a notificação. Diante dos fatos, os prefeitos do Centro Serra devem se reunir na próxima segunda-feira (31), para avaliar a situação.

Nas últimas reuniões, a posição da maioria deles foi contrária ao fechamento de atividades, mas novas medidas restritivas não estão descartadas. Entre elas, poderá haver redução de horários e no limite de lotação de bares e restaurantes e maior fiscalização aos finais de semana a fim de evitar aglomerações. Fazem parte da Região 27 os municípios de Cachoeira do Sul; Arroio do Tigre; Caçapava do Sul; Cerro Branco; Encruzilhada do Sul; Estrela Velha; Ibarama; Lagoa Bonita; Novo Cabrais; Passa Sete; Segredo e Sobradinho.