Frio, chuva e ciclone chegam ao RS nos próximos dias

O tempo deve passar por uma mudança significativa. Chuva, ciclone, vento e frio a caminho dos gaúchos nos próximos dias. Entre quinta e sexta-feira, é esperada uma frente fria, com atuação de um centro de baixa pressão, que traz frio, chuva e até risco de temporais isolados no Estado. A quarta-feira, no entanto, está sendo […]

maio 19, 2021

O tempo deve passar por uma mudança significativa. Chuva, ciclone, vento e frio a caminho dos gaúchos nos próximos dias. Entre quinta e sexta-feira, é esperada uma frente fria, com atuação de um centro de baixa pressão, que traz frio, chuva e até risco de temporais isolados no Estado.

A quarta-feira, no entanto, está sendo agradável. O sol apareceu em todas as regiões, com nuvens em alguns pontos, com maior nebulosidade no Oeste do Estado.

O dia começou frio e com nevoeiro em algumas localidades,  geada, como a registrada em Campos Novos Lagoa Bonita, onde ouvintes registraram em fotos. Em Sobradinho a mínima foi de 6,3 °C | 07h:07. A máxima deverá chegar aos 21°.

Na quinta-feira (20), um sistema de baixa pressão atmosférica localizado no Paraguai, aliado a um corredor de umidade que vem da região amazônica, deve espalhar zonas de instabilidade sobre a Fronteira Oeste, a Campanha e as regiões central, norte e noroeste do RS. Por conta disso, nessas áreas, há condições para pancadas fortes de chuva a partir da tarde, que podem chegar acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Nas demais regiões, entretanto, o tempo se mantém estável.

Na sexta-feira, porém, com o movimento para Leste de um centro de baixa pressão, a tendência é que a chuva atinja a maior parte do Rio Grande do Sul e locais que não tiveram precipitação na véspera. Os volumes na sexta-feira no Estado serão bastante díspares com pouca chuva em algumas regiões e acumulados satisfatórios da ordem de 50 mm a 75 mm em algumas localidades. O Oeste é uma das regiões que pode ser beneficiada com acumulados mais altos de chuva.

No sábado, o centro de baixa pressão responsável pela chuva da quinta e da sexta ainda traz instabilidade em parte do dia para parte do Estado, como no Leste, mas o tempo melhora com sol na maioria das regiões.

Ao alcançar o oceano durante o fim de semana, a área de baixa pressão deve rapidamente se aprofundar e dar origem a um ciclone extratropical.

Por isso, o começo da próxima semana terá tempo bastante ventoso com rajadas fortes a ocasionalmente intensas no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul.

Este ciclone vai impulsionar uma massa de ar frio que derrubará a temperatura entre o domingo e a segunda-feira com sensação de frio agravada pelo vento por vezes moderado a forte.

 

Fonte: GZH, Correio do Povo, Rádio Sobradinho, MetSul

Confira a previsão do tempo para o Centro Serra com Luiz Fernando Nachtigall, da MetSul meteorologia: