Frio chega neste domingo deixando tempo firme e com sol no RS

Na região Central, o sábado (22) começou com tempo instável, com condições para chuva forte e rajadas intensas de vento

maio 22, 2021

Foto: Paulo Lopes

Muitas nuvens persistem no Rio Grande do Sul neste sábado, quando ainda pode ter chuva e garoa em diferentes áreas do Estado. Apesar de já ocorrerem pela manhã em alguns locais, aberturas de sol ocorrerão em maior número de pontos à tarde. Há alerta de eventos climáticos adversos da Defesa Civil. As condições favoráveis à formação de ciclone devem trazer temporais isolados, com ventos ao redor de 50 km/h.

Segundo o órgão, há risco de queda de árvores e estruturas precárias. Com a formação de um ciclone na região do Rio da Prata, ar quente avança com vento Norte pelo Norte e o Nordeste gaúcho. O giro da baixa pressão, porém, traz ar frio que ingressa pelo Sul, Oeste e Noroeste com vento Oeste. Segundo a MetSul Meteorologia, por conta disso, o tempo fica mais ventoso, com rajadas em algumas regiões, e as mínimas do dia devem ocorrer à noite.

Na região Central, o sábado (22) começou com tempo instável, com condições para chuva forte e rajadas intensas de vento. A partir da tarde, o tempo volta a ficar firme e o céu tende a se abrir (ainda que o vento possa continuar intenso), cenário que se mantém ao longo de todo o domingo (23). Em Sobradinho, os termômetros marcaram temperatura mínima neste sábado de 14,8 °C | 02h:38, e a máxima deverá ser 17°C.

No domingo (23), uma massa de ar seco e frio passa a atuar sobre o Rio Grande do Sul, deixando o tempo firme e com sol em todas as regiões, sem mais possibilidade de chuva. Na Campanha e no Litoral Sul, ainda venta forte, com rajadas que podem chegar a 80 km/h. Domingo, a temperatura deverá variar de 10°C a 16°C.

Fonte: GZH, Correio do Povo, Rádio Sobradinho

Confira a previsão do tempo para o Centro Serra com Estael Sias, da MetSul meteorologia: