Foto: Chico Ferreira – Liderança do PSB na câmara
Com a adesão de 202 deputados federais e 10 senadores, foi instalada nessa terça-feira, 14, em Brasília, a Frente Parlamentar da Agricultura Familiar do Congresso Nacional. A reativação da Frente é necessária a cada nova legislatura. O deputado Heitor Schuch (PSB) segue no comando deste colegiado, que tem como foco principal o fomento às políticas públicas para o desenvolvimento rural no Brasil.
Neste primeiro momento, segundo ele, será definido o cronograma de trabalho, tendo entre seus desafios como a busca junto ao governo de medidas de enfrentamento à estiagem que no Rio Grande do Sul já levou mais de 300 municípios a decretarem situação de emergência. Ao repassar as informações à reportagem das Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM, o parlamentar salientou que “a seca já se tornou recorrente no Estado, não é mais pontual, por isso, para além de ações de socorro, é preciso aprofundar o debate sobre políticas estruturantes de irrigação e armazenamento de água”.
Schuch destacou também que cada região do país tem seus gargalos, que serão levados para a pauta da Frente. Nesse sentido, já está previsto para abril a realização de um seminário nacional, na Câmara, com a participação de todas as entidades envolvidas nessa área para sindicatos, cooperativas, associações de produtores, bancos, Emater, municípios, pesquisadores, universidades e governo.