As fortes chuvas da madrugada desta terça-feira (17), causaram transtornos em toda região Centro Serra. As aulas foram suspensas nas escolas municipais de Sobradinho, Arroio do Tigre, Passa Sete, Lagoão, Lagoa Bonita, Segredo e Ibarama. Arroios transbordaram e bloquearam o trânsito em diferentes pontos. Em Ibarama, a água tomou conta da Rua Júlio Bridi em frente ao prédio da prefeitura. A Escola Catarina Bridi também suspendeu as aulas por questão de segurança. Nas demais Escolas Estaduais da região Centro Serra, as aulas seguem normais.
O município de Segredo também enfrenta problemas devido ao transbordamento do Arroio Serrinha. Em Serrinha do Pinhal, o trânsito está bloqueado na estrada entre Segredo e Lagoão. Estrela Velha e Arroio do Tigre também registram problemas em bueiros e pontes no interior. Em Sobradinho, a ponte do Bairro Rio Branco, próximo à Apae, está interditada, e sua situação será avaliada agora no começo da tarde. A chamada Ponte do Treviso, na avenida Euclides Bento Pereira, também está totalmente interditada. A equipe de obras da prefeitura está trabalhando no local para reconstruir parte de uma cabeceira que foi levada pela água do Arroio Carijinho, e deverá ser liberada após a conclusão dos trabalhos.
Na ponte do Bairro Maieron, o trânsito segue normal. No entanto, na ponte sobre o Arroio do Carijinho, próximo ao Polo de Educação, no Bairro Vera Cruz, o trânsito está em meia pista. O pontilhão – na saída para Lagoa Bonita, está com passagem normal. O Bairro Baixada está sem água desde o começo da manhã. Duas famílias do bairro optar por deixar suas casas e foram abrigadas no Salão Paroquial Católico. Segundo o secretário da Assistência Social, Diego Batista da Silva, essas famílias temem que suas casas sejam novamente alagadas como ocorreu na enchente do ano passado. O secretário destaca que outras famílias já manifestaram preocupação e poderão deixar suas casas, caso a chuva persista. No interior, também há danos em pontes e bueiros.
Em Passa Sete, além da suspensão das aulas durante toda a semana, o prefeito Maurício Ruoso informou que várias cabeceiras de pontes da região de Baixo Passa Sete foram levadas pela correnteza dos arroios. As fortes chuvas também causaram a interdição total da RSC-287 no quilômetro 167, em Novo Cabrais. Conforme os Bombeiros Voluntários de Candelária, o bloqueio ocorreu após o Arroio Barriga transbordar. A água cobriu o desvio provisório feito pela Concessionária Rota de Santa Maria — um trecho mais baixo que a pista original. O trânsito está interrompido nos dois sentidos, porém, deve ser liberado até o final da tarde.
Em Novo Cabrais, também não há passagem pelo desvio na localidade de Aterrado. Motoristas precisam buscar rotas alternativas, como a BR-290, no caso de quem segue em direção a Santa Maria. Ainda não há previsão de liberação. Na RSC-153, no trecho de Vale do Sol a Barros Cassal, depois de horas de bloqueio, o trânsito foi parcialmente liberado. O trânsito na ERS-400 entre Sobradinho e Candelária segue normal, porém, os motoristas devem adotar cautela.



















