Foto: Reprodução
O temporal de granizo que atingiu a região Centro Serra na noite desta sexta-feira, 17, causou estragos em várias localidades. De acordo com informações de ouvintes, telhados de residências e galpões foram destruídos no interior de Lagoão, principalmente em Alto da Serra, Alto Socorro, Linha Brasil, Vila Freitas e Caçador. A Defesa Civil do município esteve já durante a noite providenciando a distribuição de lonas às famílias atingidas. Muitas famílias tiveram as telhas de fibrocimento das casas totalmente destruídas pelas pedras de gelo. Móveis, roupas, colchões e eletrodomésticos ficaram molhados.
Em entrevista à Rádio Sobradinho, o prefeito Cirano de Camargo disse que equipes estão dando todo o suporte necessário às famílias que necessitam de ajuda. No entanto, ele destacou que nenhuma família estaria desalojada em razão do temporal. A enchente deste sábado levou a ponte recém inaugurada entre os municípios de Lagoão e Gramado Xavier. Conforme informações de moradores da região, ainda pela manhã, haviam pedaços da ponte no Rio Pardo. A chamada “Ponte da Integração” durou apenas três meses. A obra ligando os dois municípios tinha sido inaugurada no último dia 29 de julho.
A ponte sobre o Rio Pardo, ligando as localidades de Arroio do Sapo – Lagoão, e Linha Costa do Rio Pardo – Gramado Xavier, situado na divisa dos dois municípios, era uma demanda antiga das localidades próximas. Moradores mais antigos da região afirmam que foi um esforço de 30 anos pela obra, mas nunca havia saído do papel. Com a conclusão da Ponte da Integração, Lagoão ganhou acesso à RSC -153, rodovia chamada de corredor da exportação, encurtando a ligação com Gramado Xavier, Santa Cruz do Sul e Porto Alegre em mais de trinta quilômetros.
Os municípios de Lagoão e Gramado Xavier ratearam o custo da obra de quase meio milhão de reais. O município de Passa Sete também foi atingido pelo temporal. Em entrevista à Rádio Sobradinho, o prefeito Maurício Ruoso lamentou o ocorrido e destacou que a equipe da Defesa Civil esteve desde as primeiras horas da manhã prestando apoio às famílias atingidas, especialmente na região que faz divisa com Lagoão. Segundo a coordenadora da Defesa Civil de Passa Sete, casas tanto com telhas finas como grossas sofreram perfurações pelo granizo. Já o secretário de Obras, Elói Kipper, disse que há muitos pontilhões e boeiros danificados pelo interior e que ainda estão providenciando a entrega de lonas. Segundo o prefeito, o município deve novamente decretar Situação de Emergência em razão do temporal.
Em Arroio do Tigre, de acordo com o prefeito Marciano Ravanello, as localidades mais atingidas pelo granizo foram Linha Paleta, Vila Progresso, Linha Barrinha, Travessão, Linha Ocidental e Linha Tigre. Ele lamentou o prejuízo que os fumicultores terão, uma vez que a cultura do fumo está bastante avançada na região. Durante a noite, no Bairro Rutzen, com auxílio dos Bombeiros Voluntários e maquinários da prefeitura, foi possível desobstruir um boeiro. Com o alto volume da chuva, uma sanga que corta o bairro transbordou e a água invadiu casas no local. No interior, pontes e pontilhões sofrem com a cheia dos afluentes. Na divisa com o município de Estrela Velha, a ponte sobre o Rio Jacuizinho, que dá acesso à Itaúba, ficou totalmente submersa. Pontes que ligam à região do Sítio Alto e Coloninha também não oferecem condições de trafegabilidade.
O prefeito pediu cautela a quem utiliza as estradas, pois não se sabe até que ponto as águas danificaram ou não a cabeceira e aterros de pontes. Outra orientação é para que se tenha cuidado no trecho da RSC-481, em Arroio do Tigre, pois a água levou para cima da pista grande quantidade de terra e pedras, além de lâminas d’água que se formam sobre o asfalto e podem oferecer risco aos motorista, como a aquaplanagem.
No município de Segredo, conforme o prefeito Valdir Rodrigues, as equipes da Secretaria de Obras estão trabalhando desde as primeiras horas da manhã para recuperar as estradas onde não há passagem, assim como pontes e pontilhões. O granizo em Segredo foi mais esparso, mas nas localidades onde foi registrado causou estragos. As equipes ainda contabilizam os prejuízos e também fazem a distribuição de lonas às famílias que tiveram as casas atingidas pelo granizo.