Filme gravado em Ibarama conquista três Kikitos no Festival de Cinema de Gramado

A produção retrata de forma sensível a Síndrome de Down
Foto: Fabricio Ceolin

O município de Ibarama brilhou no 53º Festival de Cinema de Gramado, conquistando três Troféus Kikito na noite desta sexta-feira (22), com o longa-metragem “Uma em Mil”, dirigido pelos irmãos Jonatas e Tiago Rubert. O filme, que teve cenas gravadas na comunidade de Linha Salete e no Centro do município, emocionou o público e garantiu destaque na Mostra SEDAC/Iecine de Longas-Metragens Gaúchos.

“Uma em Mil” levou os Kikitos de:

  • Melhor Roteiro, para Jonatas e Tiago Rubert;
  • Melhor Montagem, para a equipe técnica do longa;
  • Melhor Direção, novamente para os irmãos Rubert.

A produção retrata de forma sensível a Síndrome de Down, inspirada na própria vivência dos diretores, já que Tiago Rubert tem a condição. O elenco também conta com a participação do ator Cleber Puntel, de Ibarama, que tem Síndrome de Down e integra o time de protagonistas.

Para acompanhar a exibição, um grupo de moradores de Ibarama, junto com o prefeito Valmor Matana, viajou até Gramado na última segunda-feira (18).

Apesar da consagração de “Uma em Mil”, o Kikito de Melhor Filme ficou com “Quando a Gente Menina Cresce”, de Neli Mombelli, que também recebeu uma menção honrosa do júri. Já entre os curtas brasileiros, o vencedor foi o mineiro “Fruta Fizz”.

A conquista de três Kikitos coloca Ibarama e o Centro Serra no mapa do cinema nacional, reforçando a importância da região como cenário e berço de talentos culturais.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade