Filme gravado em Ibarama conquista três Kikitos no Festival de Cinema de Gramado

A produção retrata de forma sensível a Síndrome de Down
Foto: Fabricio Ceolin

O município de Ibarama conquistou reconhecimento nacional na 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado, realizada nesta sexta-feira, 22 de agosto. O longa-metragem “Uma em Mil”, dirigido pelos irmãos Jonatas e Tiago Rubert, levou três Troféus Kikito na Mostra SEDAC/Iecine de Longas-Metragens Gaúchos, consolidando-se como uma das principais produções premiadas da noite.

Gravado em parte na comunidade de Linha Salete e no Centro de Ibarama, o filme emocionou o público ao abordar, com sensibilidade, a temática da Síndrome de Down, inspirando-se na vivência pessoal dos diretores – Tiago Rubert tem a condição retratada na obra.

“Uma em Mil” foi agraciado nas seguintes categorias:

  • Melhor Roteiro – Jonatas e Tiago Rubert
  • Melhor Direção – Jonatas e Tiago Rubert
  • Melhor Montagem – Joana Bernardes e Thais Fernandes

O elenco conta com a participação do ator Cleber Puntel, natural de Ibarama e que também tem Síndrome de Down, integrando o time de protagonistas do longa e é tio de Tiago e Jonatas.

Para prestigiar a exibição do filme, um grupo de moradores do município, acompanhado pelo prefeito Valmor Mattana, esteve presente em Gramado na última segunda-feira, 18 de agosto.

Apesar do sucesso de “Uma em Mil”, o Kikito de Melhor Filme ficou com a produção “Quando a Gente Menina Cresce”, de Neli Mombelli, que também recebeu menção honrosa do júri e o prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular. Outras produções premiadas incluem:

  • “Passaporte Memória”, de Décio Antunes – Melhor Ator (Stephane Brodt) e Melhor Atriz (Lara Tremouroux)
  • “Bicho Monstro”, de Germano de Oliveira – Melhor Fotografia (Bruno Polidoro) e Melhor Direção de Arte (Gabriela Burck)
  • “Rua do Pescador nº 6”, de Bárbara Paz – Melhor Desenho de Som (Rodrigo Ferrante e André Tadeu) e Melhor Trilha Musical (Renato Borghetti)
  • “Fruta Fizz”, de Minas Gerais – Vencedor entre os curtas-metragens brasileiros

A Mostra Sedac/Iecine teve como jurados o jornalista e crítico Daniel Fernandes, a atriz e produtora Gabrielle Fleck e a produtora Keyti Souza.

O festival se encerra neste sábado, 23 de agosto, com a cerimônia de premiação da Mostra Competitiva de Longas-Metragens Brasileiros e Documentários.

A conquista dos três Kikitos por “Uma em Mil” representa um marco para Ibarama e para a região do Centro Serra, projetando o município no cenário do cinema nacional e evidenciando seu potencial como cenário e berço de talentos culturais.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade