Festa dos Navegantes de Sobradinho deve atrair muitos visitantes neste final de semana

Nesta sexta-feira, 2 de fevereiro, feriado em Sobradinho, alusivo à padroeira do município, haverá missa às 9 horas, na Igreja Matriz, transmitida pela Rádio Sobradinho AM e facebook da Paróquia, além da tradicional bênção pela cidade e bairros.

fev 1, 2024

A programação preparatória a Festa da Padroeira Nossa Senhora dos Navegantes tem como destaque nesta quinta-feira, dia 1º de fevereiro, a primeira missa no Monumento do Cristo Acolhedor. Será logo mais às 19 horas, marcando o encerramento da trintena que iniciou dia 2 de janeiro. Nesta sexta-feira, 2 de fevereiro, feriado em Sobradinho, alusivo à padroeira do município, haverá missa às 9 horas, na Igreja Matriz, transmitida pela Rádio Sobradinho AM e facebook da Paróquia, além da tradicional bênção pela cidade e bairros. Às 20 horas, programa Momentos de Fé Especial com canções de Nossa Senhora, sob a coordenação do Pe. Matheus Venturini e Lisani Bernardini transmitido pela Rádio Sobradinho e facebook da Paróquia. Já às 22 horas, destaque para o Baile com a Banda Brilha Som, no Ginásio da Fejão.

No sábado (03), no salão Paroquial, pela manhã, venda de galinha assada, cucas e pão sovado. Às 14 horas, gravação do Programa Café no Bule, da Rádio Jacuí FM, e venda de cucas, bolachas, tortas e lanches, além de copa. Às 18 horas, missa na Igreja Matriz. Já no domingo dia 4 de fevereiro, a Alvorada Festiva abre às 6 horas com badalar dos sinos na Igreja Matriz e reza do terço. Às 9 horas, procissão motorizada saindo da Matriz com a participação das caravanas das comunidades e estandartes dos Padroeiros e Padroeiras, autoridades e soberanas dos municípios de Sobradinho, Passa Sete e Lagoa Bonita do Sul, da Garota Jacuí e suas princesas, além das atuais Bonecas e Princesas da Paróquia e das novas candidatas a soberanas da festa.

Na chegada do Parque da Fejão, ocorre a bênção dos veículos e entrega de lembrancinhas do evento. Às 9 horas, início do quadrangular de futebol de veteranos entre as equipes Atlético Sobradinho, Penharol de Lagoa Bonita do Sul; Grêmio Campestre e São Miguel de Pitingal. Às 10 horas, missa festiva presidida pelo Padre Robson Raddatz Ramos, e após entrega de um símbolo de reconhecimento às pessoas que São Pedras Vivas na Paróquia. Ao meio dia, almoço festivo com churrasco, galeto, carreteiro, venda de cucas, tortas, saladas, maionese e pão, além de boa copa. Às 13 horas a programação segue com a divulgação da nova boneca e princesas da Festa e coroação de Nossa Senhora. Às 14 horas, celebração com o santíssimo, Bênção da Saúde e da Garganta. Às 15 horas, início da domingueira animada pela Banda Doce Desejo, com entrada franca. Na ocasião, haverá também o sorteio da rifa e entrega dos troféus para os campeões do 2º Torneio de Bochas da Paróquia dos Navegantes. Durante a festa haverá também venda de objetos religiosos, pescaria e brinquedos infláveis gratuitos para as crianças.

Em entrevista ao Programa Enfoque da Rádio Sobradinho, o casal coordenador da festam Sandra e Alencar Redin, destacaram que os preparativos ocorrem desde o ano passado, acentuando-se nos últimos dias. Eles ainda destacaram que os preços dos produtos que serão comercializados durante as festividades tiveram pouca ou nenhuma variação em ralação ao ano passado. Segundo os coordenadores, os valores são estipulados com intuito de que todos possam participar da festa e consumirem os produtos que serão oferecidos no ambiente festivo. Para o domingo, eles lembram que é necessário levar pratos, talheres e cadeiras para que todos fiquem bem acomodados.

Já o Padre Gelso Bernardy, Pároco da Matriz dos Navegantes, enfatizou que as festividades representam o Evangelho vivo e que a união que se forma, especialmente entre as comunidades e pessoas envolvidas na organização, é vivenciar o que Jesus Cristo ensinou. Ele ainda convidou a comunidade local e regional para que participem das festividades alusivas à Nossa Senhora dos Navegantes.

Foto: Bruno Machado