Pesquisar
Close this search box.

Feriado desta quarta-feira altera expedientes nas prefeituras e no comércio da região

Até o ano passado, a data era reconhecida como feriado em seis Estados e em aproximadamente 1.200 municípios brasileiros.
Foto: Freepik

O Dia Nacional da Consciência Negra será celebrado nesta quarta-feira (20) no Brasil. A data, que marca a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, agora é feriado nacional. Até o ano passado, a data era reconhecida como feriado em seis Estados e em aproximadamente 1.200 municípios brasileiros. Ou seja, a folga dependia de lei municipal ou estadual.

A alteração foi aprovada pelo Congresso Nacional em novembro e sancionada pelo presidente Lula. Antes, a data não fazia parte do calendário nacional nem era considerada ponto facultativo. Instituída como feriado nacional a partir deste ano, a data limita o trabalho no comércio varejista, pois não há acordo ou convenção coletiva vigente entre o Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul (Sindilojas-VRP) e o Sindicato que representa os trabalhadores, que possui abrangência também no Centro Serra. Com isso, o comércio da Região estarão fechado. Os supermercados abrem somente na parte da manhã.

Segundo a Associação dos Municípios do Centro Serra (Amcserra), as prefeituras também não terão expediente nesta quarta-feira. O mesmo ocorre com as repartições públicas. Segundo a empresa responsável pela Coleta de Lixo nos municípios de Sobradinho, Arroio do Tigre, Estrela Velha e Salto do Jacuí, devido ao feriado nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, o serviço será suspenso nesta quarta, sendo retomado normalmente na quinta-feira. Além de homenagear Zumbi dos Palmares, o Dia Nacional da Consciência Negra visa promover reflexões sobre o racismo e combater esse crime no País.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade