Família de Passa Sete busca ajuda para reconstruir casa destruída pelo temporal

Família perdeu móveis, eletrodomésticos, colchões, roupas, produção de fumo e demais bens.

jan 23, 2024

Foto: Bruno Rodrigues Machado

Uma família de Taquari, interior do município, viu a casa ser destruída em poucos minutos durante o temporal que atingiu a região, na última terça-feira (16). A agricultora Jucinéia Rohers, o marido Lucas Passos da Silveira, e o filho do casal Luiz Antônio, de apenas seis anos, participaram do Programa Enfoque desta terça-feira (23), e relataram os momentos de pavor que viveram. Em questão de minutos, o vento arrancou a cobertura da casa e derrubou paredes de alvenaria e madeira, molhando móveis, eletrodomésticos, roupas e colchões.

A casa, construída há dois anos, não resistiu às fortes rajadas de vento. Jucinéia contou que uma das paredes de alvenaria caiu sobre ela durante o temporal. A família tentou se proteger embaixo do assoalho da casa, mas foi dentro do veículo que tiveram segurança. O fumo, que foi retirado no mesmo dia da estufa, foi totalmente molhado pela chuva, aumentando o prejuízo. Chiqueiro e galinheiro também foram levados pelo vento, assim como parreiras e outras frutíferas que foram recentemente plantadas por eles.

Conforme Lucas, a ideia é reconstruir a casa em outro lugar, pois não se sentem mais seguros com a construção. Por isso, a família busca ajuda para se reerguer e seguir a vida. Eles estão aceitando doações de materiais de construção, móveis, eletrodomésticos, colchões e roupas. As doações podem ser feitas na Secretaria da Assistência Social dos municípios da região, na Prefeitura ou junto à Emater-RS/Ascar de Passa Sete. Doações via PIX também são bem-vindas, através do CPF de Jucinéia: 031.741.350-36. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 51 9 9657 4392.

 

Fotos mostram o que restou das construções após a passagem do temporal: