Faltam testes para detecção de Coronavírus na região

Está disponível apenas o de PCR, que demora no mínimo uma semana para vir o resultado

jan 26, 2022

Não há mais testes rápidos (antígeno) para detecção do Coronavírus, disponíveis na Secretaria de Saúde do município. Está disponível apenas o de PCR, que demora no mínimo uma semana para vir o resultado. Essa mesma situação também é registrada em outros municípios da região. O secretário de saúde Idelfoso Barbosa, explicou que em dezembro do ano passado quando não havia casos ativos, foi encomendado mais de mil testes, porém as empresas fornecedoras acabaram atrasando a entrega, e hoje há falta de testes em todo país.

O Secretário diz que é possível fazer o teste nos postos de saúde, mas é preciso aguardar o resultado. Ele garantiu que não foi falta de previsão de compra, mas sim, os fornecedores adiaram a entrega e houve ainda aumento nos preços. Esta manhã, segundo levantamento feito pela Reportagem das Rádios Sobradinho e Jacuí, entre os Laboratórios de Análises Clinicas, apenas o Laboratório Dr Baldino Paul contava com algumas unidades de testagem da Covid-19. Os demais deverão receber o material para teste ainda esta semana.

Entre as Farmácias procuradas, apenas a Ultramed Popular contava com os kits de teste, assim como em Arroio do Tigre. Segundo farmácias e laboratórios, os estoques deverão ser repostos ainda esta semana. Na Ultramed tanto de Sobradinho quanto de Arroio do Tigre, para realização do teste é necessário agendamento.