Pesquisar
Close this search box.

Faixa de frequência do 5G foi liberada para mais 100 cidades da Região Sul

Cidadãos que ainda não possuem TV Digital e ainda recebem as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica, precisam adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências

Foto: Pablo Le Roy – Ministério das Comunicações

As operadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativação de estações de 5G em mais 100 cidades brasileiras – sendo 73 municípios do Rio Grande do Sul e outros 27 em Santa Catarina. Da região fazem parte da lista os municípios de Agudo, Arroio do Tigre, Dona Francisca, Estrela Velha, Ibarama, Jacuizinho, Lagoa Bonita do Sul, Nova Palma, Paraíso do Sul, Pinhal Grande, Restinga Seca e Sobradinho.

Com estas liberações, o Brasil alcança a marca de 1.812 municípios nos quais foi liberada a utilização da faixa de 3,5 GHz por estações do 5G standalone. No total, esses locais abrigam mais de 122 milhões de brasileiros – quase 60% da população do país. De acordo com a Anatel, essa liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades. A instalação antecipada de estações de quinta geração depende do planejamento individual de cada prestadora.

Cidadãos que ainda não possuem TV Digital e ainda recebem as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisam adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. O Governo Federal oferece kits gratuitos para famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). É fundamental que seja realizado agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Pessoas que recebem sinal pela antena espinha de peixe ou por antena digital interna não precisam realizar a troca.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade