Foto: Divulgação
A Força Aérea Brasileira está promovendo um treinamento de guerra, o chamado Exercício Conjunto Escudo-Tínia, que começou no dia 7 e se estende até 25 de novembro. As aeronaves também estão utilizando o espaço aéreo do Centro Serra para as manobras, sendo possível monitorá-las via aplicativo Flight Radar ou até mesmo avistá-las a olho nu.
As atividades aéreas e terrestres ocorrem nas bases aéreas de Canoas, de Santa Maria e de Santana da Boa Vista (nesta última cidade há apenas acampamentos). Mais de 800 militares e 50 aeronaves de todo o país participam das atividades. Serão 1,5 mil horas de voo. Nesta semana, doze caças supersônicos F-5M decolaram para participar do conflito fictício em uma região dividida em duas partes, chamadas de Alfa e Bravo. Desses 12 caças, quatro tentavam defender uma área situada em Encruzilhada do Sul, enquanto os oito restantes se juntavam a outros aviões vindos de Santa Maria para atacarem a zona de conflito, vindos na direção Norte-Sul.
Nas simulações, são praticadas ações como escolta, reconhecimento aéreo, controle e alarme em voo, ataque, varredura, reabastecimento em voo, posto de comunicação no ar, defesa aérea e antiaérea, além de transporte aéreo logístico. O exercício é de responsabilidade da Força Aérea Brasileira, porém há militares da Marinha e do Exército Brasileiro trabalhando na parte de defesa antiaérea.
Conhecido pela sigla EXCON, o treinamento pretende capacitar os participantes em operações militares complexas e balizar a concepção do cenário. Além disso, promove adestramento técnico de unidades de defesa antiaérea da Marinha, do Exército e da própria Força Aérea. Estão no céu esquadrões aéreos sediados em todas as regiões do Brasil e mais aeronaves de caça, reconhecimento, asas rotativas e transporte. Também participam diversas unidades militares.
Entre as aeronaves escaladas para o treinamento estão os caças F-5M, A-1M e A-29; a aeronave de controle aéreo avançado E-99; as de reconhecimento remotamente pilotadas RQ-450 e RQ-900; além dos aviões de apoio e transporte logístico C-95M Bandeirante, C-99, C-105 Amazonas, KC-130 Hércules, KC-390 e o helicóptero H-60L Black Hawk.