Expointer sedia eventos em defesa da cadeia produtiva do tabaco

O encontro está previsto para iniciar às 14 horas, na Casa da Assembleia Legislativa.
Foto: Divulgação/SindiTabaco

Representantes de entidades, autoridades e lideranças regionais e estaduais estão reunidas em Esteio, no Parque de Exposições Assis Brasil, onde acontece a 48ª Expointer, para debater temas de interesse do setor, como os preparativos para a 11ª Conferência das Partes (COP 11) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT). O presidente do SindiTabaco, Valmor Thesing, participa das agendas que iniciaram nesta quarta-feira (03), às 10 horas, com a Reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, na Casa da FETAG. Logo mais às 14 horas, o executivo participa do Seminário Nacional da Cadeia Produtiva do Tabaco, promovido pela Abifumo.

Nesta quinta-feira (04), a agenda de participações começa às 10 horas, em evento promovido pela BAT Brasil e pela Frente Parlamentar da Agricultura Familiar da Câmara dos Deputados. Thesing será um dos painelistas do “Campo em Debate: Do presente ao futuro do setor de tabaco”, que também será transmitido ao vivo pelo YouTube de GZH. Na ocasião, ele deve levar ao grupo o panorama das exportações de tabaco. Já na parte da tarde desta quinta-feira, uma Audiência Pública Conjunta, promovida pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados e pela Subcomissão de Defesa do Setor do Tabaco e Acompanhamento da COP11 da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, tratará dos impactos econômicos e sociais do setor do tabaco.

O encontro está previsto para iniciar às 14 horas, na Casa da Assembleia Legislativa. Em 2024, as exportações de tabaco representaram 12,55% do total embarcado pelo Rio Grande do Sul. Entre janeiro e julho deste ano, os embarques já ultrapassam as 270 mil toneladas, com divisas 20,8% superiores às do mesmo período do ano passado, acumulando o montante de US$ 1,74 bilhão. No campo, segundo a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), a cadeia produtiva envolve mais de 138 mil famílias produtoras. As quase 720 mil toneladas produzidas na safra 2024/25 renderam cerca de R$ 14,58 bilhões, montante que movimenta outros segmentos nos 525 municípios produtores da Região Sul do Brasil.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade