Expocande contará com feira de negócios, exposições e show nacional

Décima edição da Exposição Industrial, Comercial, Serviços e Agronegócios ocorre de 28 de abril a 1º de maio no Parque Itamar Vezentini, em Candelária

fev 23, 2022

Fotos: Eric Rodrigues/Assessoria de Imprensa da Expocande

Quatro dias de bons negócios, música, gastronomia, cultura e diversão. Assim será a 10ª Exposição Industrial, Comercial, Serviços e Agronegócios de Candelária (Expocande), que acontece de 28 de abril a 1º de maio, no Parque Municipal de Eventos Itamar Vezentini, em Candelária. O evento, cancelado em 2020 em virtude da pandemia, volta ao calendário de festejos e marca a retomada dos eventos locais e regionais, movimentando a economia e fomentando os negócios, além de incentivar o turismo, a cultura e o agronegócio. “A 10ª Expocande, a exemplo das edições anteriores, vem trazer o que Candelária e região têm de melhor. Estamos otimistas e confiantes nessa retomada, por isso, apostamos em uma programação variada, com toda a segurança necessária”, destaca o presidente da feira, Jorge Mallmann.

Após quatro anos da última edição – realizada em 2018 – a Expocande promete resgatar a força da região central do estado e apresenta ao público uma programação diversificada, com atrações para todos os públicos e idades. Além da tradicional feira comercial, industrial e serviços, que ocupa dois pavilhões, o evento contará com Feirão Rural de Máquinas e Implementos Agrícolas, Espaço das Agroindústrias Familiares, Exposição de Animais, Artesanato, Parque de Diversões, Mostra Riquezas de Candelária (com destaque para a Paleontologia e a Arqueologia), Escolha da Mulher Rural, Super Feirão de Carros e Motos, Praça de Alimentação, Veloterra e muito mais. Tudo isso com a presença das Soberanas de Candelária – Rainha Marina Aggens e Princesas Gabriele Bredow e Priscila Moraes – e dos mascotes do município: Candino, Candina e Dino Junior.

Lançamento ocorreu no Clube Rio Branco. Foto: Eric Rodrigues/Assessoria de Imprensa da Expocande

Além de incentivar a cultura e o turismo, a 10ª Expocande visa proporcionar momentos de lazer, entretenimento e integração aos candelarienses e ao público visitante. Por isso, o evento contará também com uma agenda artística-cultural variada, com apresentações de teatro e dança, incluindo a presença de vários artistas da região. Essa programação conta com o financiamento do Pró-cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e com o estímulo da Lei Federal, da Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo – Pátria Amada Brasil. O patrocínio é da Afubra, Tritec Equipamentos, JTI, Lojas Benoit, Sicredi, Comercial de Alimentos Botucaraí e Supermercado Único – Rede Super. O evento conta com a realização da Associação Cultural de Candelária Erico Veríssimo (ACCEV), em parceria com Associação do Comércio e Indústria de Candelária (ACIC), apoio do Sinditabaco e da Bauen Engenharia, além da parceria da Prefeitura de Candelária e Câmara de Vereadores de Candelária.

 

Show nacional

A retomada da Expocande ganha ainda mais força com o anúncio de um show nacional durante a programação da 10ª edição do evento. Trata-se da presença da dupla sertaneja João Neto & Frederico. Desde crianças, os irmãos cantavam inspirados pelo pai. A carreira profissional da dupla começou em 2003, quando passaram a conciliar as profissões com shows em bares. Dessas apresentações nasceu, em 2006, o primeiro hit da dupla, Pega Fogo Cabaré. De lá para cá, várias músicas viraram sucesso nas rádios do país, como Cê Acredita – com participação de MC Kevinho, Rapariga Não – em parceria com Simone & Simaria e Meio Seu – com Léo Santana. Em 2020, os irmãos lançaram o single Garrafa Voa e Derruba, este último em parceria com Felipe Araújo. O show de João Neto & Frederico, marcado para o dia 29 de abril, sexta-feira, às 23 horas, vai ocorrer numa estrutura coberta com camarotes e capacidade para 3,5 mil pessoas. A venda de ingressos (que dão acesso à feira) deve iniciar na segunda semana de março.

 

Grupo Tholl

Na abertura do evento, dia 28, os shows ficam por conta da Orquestra de Candelária, às 20 horas, e do Grupo Tholl, às 22 horas, com o espetáculo teatral Cirquin. O grupo pelotense vai apresentar uma nova linha de interpretação da montagem, com inovação na estética visual e figurinos rústicos e românticos, remetendo o público a um tempo de paixão e de alegria. Com danças, acrobacias, técnicas circenses e muitos romances, inspiradas no teatro mambembe, todos os personagens viajam em busca do amor.

 

Música

As apresentações musicais são um atrativo à parte na 10ª Expocande. Neste ano, diversos artistas subirão ao palco para animar o público. Na quinta-feira, 28, primeiro dia do evento, haverá show com a Orquestra de Candelária, às 20h. No dia 29, sexta-feira, a festa começa cedo, às 17h30, com a banda Geração 3. Mais tarde, às 20h30, show com Grupo Rock Candelária e a partir das 21h30, a animação será comandada pela DJ Gatti Mansur. O segundo dia do evento será ainda abrilhantado pelo show nacional com a dupla João Neto & Frederico, às 23h. No sábado, 30, haverá apresentação do Coral Municipal de Candelária, às 10h30. À noite, três shows prometem animar o público: San Marino, às 20h, Porto do Som, às 23h, e Banda Nova Estação, que se apresenta à 01h. Já no domingo, 01º de maio, o Trio Alegria faz sua apresentação às 10h. Às 13h, é a vez da Banda Trio Classe A. Em seguida, às 14h, o palco será da Banda Rosa’s. A última atração da Expocande será o show com Tchê Barbaridade, às 16h.

 

Relembre

A 9ª Expocande, realizada em 2018, atraiu cerca de 40 mil visitantes em quatro dias de evento, e apresentou um evidente crescimento em relação à edição de 2016. Na oportunidade, o resultado financeiro foi 57% superior e as receitas aumentaram em 50%. Na época, como forma de avaliar a aceitação dos expositores da Feira Comercial, Industrial e de Serviços, a Comissão Organizadora realizou uma pesquisa junto aos 81 expositores. O levantamento apontou números bastante positivos, com 89% dos entrevistados afirmando que participariam da próxima edição da Expocande. Também foram avaliados como ótimo/bom os atendimentos para locação de estande (96%); segurança (98%); limpeza (88%), estrutura do evento (85%) e qualidade do setor de alimentação (78%).

 

PROGRAMAÇÃO (*):

28/04 | Quinta-feira
17h – Abertura do parque para visitação à feira
18h30 – Cerimônia de Abertura Oficial
18h30 – Apresentação de abertura (Accev)
20h – Show com a Orquestra de Candelária
22h – Grupo Tholl – Espetáculo Cirquin
22h – Encerramento da visitação à feira
00h – Fechamento do Parque

29/04 | Sexta-feira
10h – Abertura do parque para visitação à feira
14h – Escolha da Mulher Rural
16h – Thiltapes (teatro)
17h30 – Banda Geração 3
18h – Grupo de Dança Dançarthe
20h – Abertura do acesso ao show
20h30 – Grupo Rock Candelária
22h – Encerramento da visitação à feira
21h30 – DJ Gatti Mansur
23h – Show nacional com João Neto e Frederico
02h – Fechamento do Parque

30/04 | Sábado
10h – Abertura do parque para visitação à feira
10h30 – Coral Municipal de Candelária
13h30 – Projeto “palco livre” – Grupo Gazeta
16h – Ocupação Cultural Cara e Cor’Agem
17h – Festival Patrulha Canina
20h – San Marino
22h – Encerramento da visitação à feira
23h – Porto do Som
01h – Banda Nova Estação
03h – Fechamento do Parque

01º/05 | Domingo
10h – Abertura do parque para visitação à feira
10h – Trio Alegria (Palco Acústico)
11h – Invernada CTG Sentinela dos Pampas
13h – Banda Trio Classe A (Palco Principal)
14h – Banda Rosa’s
16h – Tchê Barbaridade
18h – Encerramento da visitação à feira
19h – Fechamento do Parque