Foto: Henrique Lindner
O local da próxima Festa Estadual do Feijão foi pauta de reunião na noite desta terça-feira, 23. O encontro contou com a presença de representes da administração municipal, vereadores e entidades. O prefeito Armando Mayerhofer e o presidente do evento, o secretário de Indústria e Comércio Darlan Kittel, defenderam a realização da festa no centro da cidade, proposta que já havia sido anunciada anteriormente em entrevista à Rádio Sobradinho. Segundo eles, a ideia é fechar o trânsito entre o Banrisul e o Clube Comercial, na Avenida João Antônio, e ainda usar parte da Rua Capitão Veríssimo. O passeio público não será utilizado.
As entidades presentes pediram explicações e anunciaram que vão levar o assunto para seus membros. Já os vereadores Berê Nunes e Daniele Karnopp se manifestaram contrários. Para eles, se existe um parque de eventos é lá que a festa deve ser realizada. Também questionaram se haverá estrutura suficiente na área central e sobre possíveis transtornos para os moradores do entorno.
Em entrevista ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, na manhã desta quarta-feira, 24, Mayerhofer e o presidente da Fejão explicaram que já tem a garantia de um sistema de monitoramento por câmeras da Brigada Militar para reforçar a segurança. Quanto aos banheiros, eles informaram que haverá a locação de uma carreta equipada com sanitários e que já estarão prontos os novos banheiros da praça. Segundo eles, isso seria equivalente ao número de banheiros disponíveis no parque. Também deverá estar concluída a segunda etapa da Rua Coberta.
Para eles, os comerciantes do centro serão beneficiados com a presença de grande público. Entre os motivos para não promover a Fejão no parque Prefeito Marci Luiz Nardi estão as obras de uma praça próxima a pista olímpica e a ocupação do pavilhão de exposições por uma fábrica. Na entrevista, o prefeito também lembrou que com o evento no centro não seria necessário locar uma área para estacionamento ao lado do parque, e desta forma não haverá cobrança do público para estacionar seus carros. Para compensar a perda desta receita, o município deverá destinar um repasse financeiro maior. A festa está marcada para 15 a 19 de março de 2023. A proposta de realizar o evento no centro da cidade ainda será submetida aos membros natos da Fejão, ocasião em que será tomada a decisão final.