Executivo de Passa Sete visita local onde deverá ser construída uma PCH

Os projetos de implantação de oito Pequenas Centrais Hidrelétricas, ainda está na fase de obtenção de licenças ambiental e de instalação.

maio 5, 2021

O prefeito de Passa Sete Mauricio Ruoso,  o vice Gerson Lopes, juntamente com os secretários da Agricultura Aloísio Bernardy, e de Obras, Elói Kipper, estiveram visitando a área a ser alagada com a futura construção da uma Pequena Central Hidrelétrica – PCH.  Esteve presente o prefeito de Herveiras, Nazário Kuentzer, acompanhado também de seus secretários. Os projetos de implantação de oito Pequenas Centrais Hidrelétricas, ainda está na fase de obtenção de licenças ambiental e de instalação.

Após a Aneel aprovar o inventário hidrelétrico da Bacia do Rio Pardo, elaborado pela Certel, a Cooperativa se uniu a Três Fronteiras Geração de Energia para desenvolver projetos de implantação de oito Pequenas Centrais Hidrelétricas. Elas serão instaladas ao longo do Rio Pardo, em um trecho de 55 quilômetros, que passa pelos municípios de Barros Cassal, Lagoão, Gramado Xavier, Herveiras, Passa Sete e Sinimbu.

Cada uma das centrais poderá ter até 7 megawatts de potência instalada. A intenção das empresas é de que, juntas, as PCHs tenham cerca de 40 megawatts, que reforçariam o sistema de energia de toda a região. Para se ter uma ideia, a potência seria suficiente para abastecer um município do porte de Santa Cruz do Sul. O valor total do investimento é estimado em R$ 240 milhões.