O município de Ibarama se prepara para mais uma edição do evento “Saberes, Sabores e Sementes Crioulas”, que contará com uma programação diversa no dia 8 de agosto, no salão paroquial São Paulo Apóstolo, e no dia 9 de agosto, no ginásio de esportes João Lazzari. No primeiro dia de evento, acontece o 10º Seminário Regional dos Guardiões Mirins, das 8h45min às 11h, com o objetivo de incentivar a participação dos estudantes e a continuidade das ações promovidas com as sementes crioulas pelos mais jovens.
Já no dia (09), as atividades acontecerão das 8h às 17h, com a realização da 23ª edição da Troca de Sementes Crioulas, 10º Seminário da Agrobiodiversidade, 10ª Feira da Economia Popular Solidária e a Feira do Produtor Rural. A programação ainda conta com o Espaço Solidário das Plantas Bioativas e de Sementes Crioulas, pensado para viabilizar a troca de conhecimentos e valorizar tanto as sementes, como os demais produtos da agricultura familiar.
Conforme Letícia Fagundes Cremonese, extensionista rural e social da Emater/RS-Ascar, cerca de 500 famílias são assistidas pela Instituição no município. Agricultores familiares, guardiões das sementes crioulas, indígenas, quilombolas, estudantes, professores, pesquisadores, extensionistas, técnicos da Emater/RS-Ascar e o público em geral participam do evento, que acontece desde 2002 e já virou uma tradição anual em Ibarama. Cada atividade promovida tem um objetivo.
Os seminários por exemplo, buscam aproximar o conhecimento técnico e científico dos conhecimentos tradicionais adquiridos familiarmente. As feiras divulgam e valorizam os produtos locais, potencializam os empreendimentos agropecuários e a agricultura familiar. O espaço solidário das plantas bioativas e sementes é pensado para promover a doação e a troca de diversas espécies, cultivadas pelos agricultores do município. Desse modo, o evento, através de sua programação diversificada, viabiliza ainda mais o saber, a preservação e o compartilhamento das sementes crioulas.