Foto: Assessoria de Imprensa Emater/RS
Tradicional no município de Ibarama, o evento Saberes, Sabores e Sementes Crioulas, vai congregar, este ano, o Dia da Troca das Sementes Crioulas, o Seminário de Alternativas à Cultura do Fumo, o Seminário Regional dos Guardiões Mirins e Feira da Economia Popular e Solidária. Nesta terça-feira, 08, haverá o Seminário Regional dos Guardiões Mirins, no centro de eventos Lorena Wendt Dal Ri.
O evento abre às 9 horas, seguida da apresentação de uma peça teatral com os alunos da Escola Municipal Luís Augusto Colombelli. Às 9 e meia, relato de experiências “Sementes, Terra e Raiz: Guardiões de sementes nas suas diversidades”, com Cleiton Arend, técnico agrícola e assessor técnico do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, – o CAPA, e pelo agricultor familiar camponês, engenheiro agrônomo e professor da Efasol, Felipe Huff. Outro destaque ocorre às 10 horas e 30 minutos, com relato de experiências da Cooperativa dos Guardiões Mirins de Sementes Crioulas da Escola Municipal Ewaldo Henrique Drews.
O encerramento do Seminário Regional dos Guardiões Mirins será às 11 horas. Já na sexta-feira, dia 11 de agosto, no salão Paroquial de Ibarama, haverá o evento Saberes, Sabores e Sementes Crioulas. Às 8 horas, ocorre a recepção das caravanas com café solidário. Às 8 e meia, apresentação do Coral Municipal Luciano Pavarotti. Na sequência, abertura oficial com destaque também para o 33º Seminário de Alternativas à Cultura do Fumo, e o 9º Seminário da Agrobiodiversidade Crioula. Às 9 e meia, palestra com o tema “Sementes Crioulas com alternativa à Agricultura Familiar”, com a engenheira agrônoma Isabel Cristina Lourenço da Silva, gerente da ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural, de Brasília.
A programação segue às 10 e meia, com relatos de experiências de agricultores das Dioceses: Encontro da Agrobiodiversidade Missioneira – da Diocese de Santo Ângelo; Agricultura Tradicional Quilombola – da Diocese de Cruz Alta, e Agricultura Familiar e a Biodiversidade – da Diocese de Cachoeira do Sul. Às 11 horas, ocorre o 22º Dia da Troca de Sementes Crioulas de Ibarama; a 9ª Feira da Economia Popular Solidária e a Feira do Produtor Rural. Às 11 e meia, leitura da Carta do 33º Seminário de Alternativas à Cultura do Fumo.
Ao meio dia haverá almoço no ginásio municipal João Lazzari, e às 13 horas e 30 minutos, destaque para o Espaço Solidário das Plantas Bioativas. O evento Saberes, Sabores e Sementes Crioulas, é uma promoção da Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas, em parceria com Emater/RS-Ascar, prefeitura de Ibarama, Paróquia São Paulo Apóstolo, Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), CARITAS dioceses de Cruz Alta e Santa Cruz do Sul, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Embrapa.