Pesquisar
Close this search box.

Evento da Assembleia Legislativa sobre irrigação lota Câmara de Vereadores de Sobradinho

Todos os painelistas apresentaram um comparativo, demonstrando a quebra na safra pela falta de água, sendo importante observar a dispersão da chuva.
Foto: Fabricio Ceolin

O encontro inaugural da série de painéis do programa RS Sustentável: Cada Gota Conta, ocorreu nesta sexta-feira (26), na Câmara de Vereadores de Sobradinho. Na pauta, assuntos relacionados a Reservação de água, Irrigação e Piscicultura, temas centrais da gestão 2024-2025 da Assembleia Legislativa, liderada pelo presidente Adolfo Brito (PP). Participaram diversas autoridades políticas locais e estaduais, incluindo Adolfo Brito; senador Luís Carlos Heinze; prefeito Armando Mayerhofer; presidente do Legislativo de Sobradinho, vereador Gerson Schirmer, entre representantes de diversas entidades de diferentes regiões do Estado.

Todos os painelistas apresentaram um comparativo, demonstrando a quebra na safra pela falta de água, sendo importante observar a dispersão da chuva. Eles avaliam que não existe escassez de água, mas sim, falta de reaproveitamento. Segundo os painelistas, o Rio Grande do Sul tem a maior densidade hidrográfica do Brasil, e acrescentaram que 64% da água da chuva pode ser reservada. Outro ponto é a mudança de Legislação, uma vez que hoje não pode ser construído em áreas de proteção permanente, sendo necessárias mudanças na legislação para que os projetos tenham andamento. A mediação dos painéis foi feita pela jornalista Rosane de Oliveira. No encerramento do primeiro encontro, houve uma mensagem do empresário e consultor agrícola Luiz Marçal Arrial, e saudação final do presidente da assembleia Adolfo Brito.

O parlamentar ressaltou que “com reservação de água e irrigação é possível segurar o jovem no campo, além de aquecer a economia local”. As Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM acompanharam o evento com boletins. Além do encontro desta manhã, haverá um show com o grupo Jorge Guedes & Família, na Rua Coberta da Avenida João Antônio, logo mais 20 horas, em parceria com a Prefeitura de Sobradinho, CTG Galpão de Estância e Casa de Cultura Amário João Lazzari, com doação espontânea de alimentos não perecíveis, que serão destinados à APAE de Sobradinho, via Rio Grande Contra a Fome.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade