Estrela Velha encerra Ciclo 2023 de avaliações do Programa Alfabetiza Tchê

A partir dessas informações, gestores e professores podem planejar e desenvolver estratégias pedagógicas com foco na leitura

nov 28, 2023

Foto: Divulgação

Com o objetivo de fortalecer a alfabetização e qualificar as práticas pedagógicas no ciclo de alfabetização, a Secretaria da Educação de Estrela Velha promoveu a adesão ao Programa Estadual “Alfabetiza Tchê”. Uma das ações do programa corresponde à Avaliação de Fluência de Leitura, que é o acompanhamento de uma dimensão fundamental da alfabetização. O ciclo de avaliações, em 2023, ocorreu em três etapas, com estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.

A primeira fase – diagnóstica – ocorreu no mês de abril, e a segunda – formativa – foi realizada no mês de agosto. Já a terceira e última etapa da avaliação ocorreu neste mês. Chamada de Avaliação Somativa, o teste é um instrumento pedagógico que serve para avaliar o aprendizado do aluno ao final de um período. Dessa forma, visa verificar a capacidade do estudante de ler palavras, pseudopalavras e textos voltados a sua etapa escolar, de forma fluida e no ritmo adequado.

Para a análise do desempenho em leitura do estudante, são levados em conta três critérios: precisão, velocidade ou automaticidade, e prosódia. Além disso, o estudante pode ter de responder questões sobre o conteúdo do texto que leu. Os resultados alcançados pelos estudantes são divulgados na Plataforma CAEd da rede de ensino de acordo com diferentes perfis: pré-leitor, leitor iniciante e leitor fluente. A partir dessas informações, gestores e professores podem planejar e desenvolver estratégias pedagógicas com foco na leitura, de acordo com o nível de desenvolvimento de cada um dos seus estudantes.