Estrela Velha decreta situação de emergência

A publicação do documento considera os danos causados à malha viária municipal, prejudicando a trafegabilidade no interior do município, bem como os prejuízos na produção agropecuária

nov 25, 2023

Foto: Reprodução – Redes Sociais

Em decorrência dos prejuízos causados pelo excesso de chuvas que atingiram o município e o Estado nos últimos meses, principalmente pelas precipitações registradas nos dias 17 e 18 de novembro, o município de Estrela Velha decretou situação de emergência. A publicação do documento considera os danos causados à malha viária municipal, prejudicando a trafegabilidade no interior do município, bem como os prejuízos na produção agropecuária.

Além disso, o volume excessivo de chuvas causou colapso nas infraestruturas pluviais, como bueiros, galerias e pontilhões, provocando, ainda, a interdição de vias em algumas localidades. Conforme relatório emitido pela Emater do município, as principais culturas impactadas pelas fortes chuvas foram a aveia, o trigo, o feijão, o fumo e o leite. O laudo técnico da entidade aponta as maiores perdas financeiras na produção de fumo e trigo.

A Administração Municipal vem disponibilizando todos os recursos, materiais e humanos, a fim de amenizar os prejuízos e danos e garantir o restabelecimento das condições de trafegabilidade nas estradas rurais. Conforme o prefeito Alexander Castilhos o trabalho na recuperação das estradas segue intenso.  De acordo com ele, as estradas foram fortemente atingidas pelas chuvas, e a prefeitura trabalha com todo potencial de maquinários no interior do município emergencialmente, para possibilitar um melhor tráfego. O Decreto de Emergência possibilita que o município possa acessar recursos para providenciar a recuperação da malha viária danificada e buscar formas de auxiliar os agricultores atingidos.