O município foi o primeiro da Região Centro Serra a reunir representantes da área agrícola para adotar medidas com relação a estiagem que atinge boa parte do Estado resultando em prejuízos na área agrícola. Na manhã dessa quarta-feira (05), o prefeito Alexander Castilhos, e o secretário municipal da Agricultura, Egon Manske, percorreram diversas localidades do interior a fim de avaliar as proporções dos danos da falta de chuva.
Na parte da tarde, representantes da Prefeitura, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (COMDER), e da Emater, estiveram reunidos e decidiram encaminhar a documentação ao Governo do Estado solicitando a homologação de Situação de Emergência em Estrela Velha. A Emater já iniciou o levantamento dos números para o embasamento completo e preciso para que o pedido seja efetivado o mais rápido possível.
Segundo o prefeito Alexander Castilhos, o intuito do Executivo é amenizar a situação dos agricultores que sofrem com o mesmo problema, pelo menos há 4 anos, onde as intempéries climáticas estão fazendo com que muitos agricultores não consigam honrar com seus compromissos financeiros. Além de Estrela Velha, Sobradinho também já decretou Situação de Emergência devido à estiagem. Outros municípios da região Centro Serra também estão analisando a possibilidade de adotar a medida.