Foto: Bruno Rodrigues
O município de Arroio do Tigre, recebeu das mãos do governador Eduardo Leite e da Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, a certificação do Selo Ouro “UBS Amiga da Pessoa Idosa”, na última segunda-feira, 25. A condecoração reconhece uma série de projetos e ações desenvolvidas no ESF Unidos Pela Saúde, em Sítio Alto, que beneficiam idosos em conformidade com a Atenção Primária à Saúde. Além do reconhecimento, o município foi beneficiado financeiramente.
Segundo o prefeito Marciano Ravanello, em entrevista ao Programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, Arroio do Tigre vai receber entre R$ 250 mil a R$ 300 mil para obras de ampliação do ESF de Sítio Alto. O projeto já está pronto há mais de um ano e foi protocolado com antecedência junto ao Governo Estadual, a fim de captar recursos. Após o processo de licitação, as obras devem iniciar no local, que vai contar com a ampliação e adaptação de espaços, com novos consultórios, banheiros e sala de espera, podendo atender o dobro da atual capacidade.
Ravanello lembrou que o ESF de Sítio Alto é estratégico, pois atende as comunidades mais distantes da Sede do município, como Coloninha, Lagoãozinho, Sítio Novo e Sítio Baixo. Ainda durante o evento, a coordenadora da ESF, Xavéle Pettermann, apresentou a experiência “Promoção da Saúde da Pessoa Idosa: a experiência exitosa de oficinas com profissionais da Atenção Básica”. Em três ciclos, entre 2022 e 2023, a Rede Bem Cuidar já certificou 323 unidades básicas. Atualmente, 165 possuem o selo Ouro, 110 o selo Prata e 48 o selo Bronze.