O processo de eleição dos novos diretores das Escolas Estaduais do Rio Grande do Sul será na próxima segunda-feira (16). Em Sobradinho, na Escola Estadual Padre Benjamim Copetti uma chapa foi registrada com o professor Alécio Marion concorrendo a reeleição de Diretor, tendo como candidata a Vice-diretora Geral a professora Rosemari Heringer, vice-diretora do turno da manhã a professora Diana Muraro; vice-diretora da tarde a professora Marlene Mehler, e o professor Gerson Tasso como vice-diretor do turno da noite. A votação ocorrerá das 8 às 21 horas, sem intervalo no horário do almoço e no entre turnos.
Na Escola Estadual Lindolfo Silva também apenas uma chapa foi apresentada, tendo o professor Marciano Rubert para o cargo de diretor e a professora Valéria Chagas como vice-diretora. A votação será das 8h às 18h, sem interrupção para o almoço. Na Escola Estadual Santo Carniel também houve o registro de apenas uma chapa, liderada pela atual diretora Jucelaine Lucia Bohrer, que busca a reeleição, tendo como vice-diretoras as professoras Catiléia Ferraz Dreher e Carla Rita Franceschett. A votação será das 7 horas e 30 minutos às 17 horas, inclusive ao meio dia.
Os alunos menores de 12 anos não votam, tendo direito a voto apenas um dos pais ou responsável legal. Podem votar os alunos entre 12 e 17 e um dos pais ou responsável legal. Já os alunos maiores de 18 anos, somente eles têm direito a voto. Os pais ou a pessoa responsável pelo aluno devem trazer documento com foto para poder votar. Para a votação ser válida é necessário um quórum mínimo de 30% de cada segmento apto a votar.