Escolas de Sobradinho participam de campanha da Afubra

Representantes da Afubra estiveram nas escolas e fizeram a entrega de mudas de árvores nativas

ago 3, 2021

Foto: Divulgação

A Afubra, por meio do projeto Verde é Vida, está promovendo a “Campanha MuDáAlimento – quem doa com amor, planta a esperança”-, com o objetivo de praticar a solidariedade e preservar o meio ambiente. Em Sobradinho participam da campanha as Escolas Municipais Dr. Adolpho Sebastiany, do Bairro Vera Cruz; Geralcino Dornelles, do Bairro Quinca; e Seomar Mainardi, do Bairro Rio Branco. Nesta semana, os representantes da Afubra, Jonimar Moura de Oliveira e Marlon Rothmund, estiveram nas escolas e fizeram a entrega de mudas de árvores nativas.

A proposta tem por finalidade, trocar as mudas de árvores nativas por alimentos não perecíveis que serão doados, posteriormente, à famílias em situação de vulnerabilidade social. De acordo com o diretor da escola Dr. Adolpho Sebastiany, Cláudio Westphallen, um dos grandes desafios da campanha é o combate à mudança do clima e as escolas entendem que a melhor contribuição segue sendo a mais natural e simples de todas: o plantio de árvores, pois elas promovem a redução dos efeitos do gás carbônico na atmosfera. Este processo é feito naturalmente pelo crescimento dos vegetais, por meio da fotossíntese e pela absorção do oceano e do solo.

Além de contribuir para a atmosfera, as árvores têm fundamental contribuição com a biosfera, que é o conjunto de todos os ecossistemas do planeta. Segundo o coordenador-geral do projeto Verde é Vida, Adalberto Huve, “a campanha teve início segunda-feira, 2, e se estenderá durante todo o mês, ou enquanto houver mudas para doação, integrando as comemorações dos 30 anos do Verde é Vida, um trabalho de educação socioambiental rural, mantido pela Afubra, nos três estados do Sul do Brasil.

O vice-prefeito e secretário da Educação, Ivan Trevisan, destaca que a campanha auxilia pessoas com dificuldades com a preservação ambiental, o que é de extrema importância nos dias atuais. Já o prefeito Mayerhofer salientou que a Administração Municipal faz questão de apoiar este projeto que trabalha temas de grande relevância como o cuidado com o meio ambiente e a solidariedade.