A Escola Municipal de Ensino Fundamental José Rech, de Pitingal, recebeu nessa quarta-feira (02), a premiação do Programa Alfabetiza Tchê, em cerimônia realizada no Teatro da Feevale, em Novo Hamburgo. A diretora da escola, Saionara Carlotto da Silva, recebeu a premiação acompanhada da secretária municipal da Educação, Sinéia Donisete Bellini Rech, e das coordenadoras pedagógicas Ana Paula Rodrigues e Jarciane Faber Melchior. O evento celebrou as 200 instituições de ensino da rede pública gaúcha que se destacaram pelos resultados de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
A cerimônia contou com a presença do governador Eduardo Leite e da secretária da Educação, Raquel Teixeira, além de secretários municipais, dirigentes educacionais e diretores de escolas. Os dados para a classificação foram obtidos a partir do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers) 2023, por meio do Índice de Qualidade de Alfabetização (IQAe). A fórmula utilizada é calculada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), considerando os resultados de proficiência do Saers no 2º ano do Ensino Fundamental.
O Programa Estadual de Apoio à Alfabetização, conhecido como Alfabetiza Tchê, foi instituído em 2023 e regulamentado em 2024. Essa iniciativa, conduzida pela Secretaria da Educação (SEDUC), tem como objetivo garantir que todos os estudantes da rede pública gaúcha estejam plenamente alfabetizados até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. O Alfabetiza Tchê opera em regime de colaboração, articulando Estado e municípios para fortalecer as ações de aprendizagem e implementar sistemas de monitoramento e avaliação dos indicadores de alfabetização. O programa conta com a adesão dos 497 municípios gaúchos e tem como parceiros a Famurs e a Undime.