A Escola Municipal de Educação Básica Dr. Adolpho Sebastiany, do Bairro Vera Cruz, em Sobradinho, foi premiada no programa Alfabetiza Tchê, a partir do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS) 2023, com o cálculo do Índice de Qualidade de Alfabetização (IQAe). A premiação referente as provas externas realizadas pelo governo estadual, que tem como objetivo a alfabetização de todas as crianças do Rio Grande do Sul na idade certa, é a meta do Programa Estadual de Apoio à Alfabetização (PARC).
Os índices têm por objetivo mensurar a qualidade da alfabetização por escola, levando em consideração o desempenho dos estudantes nas avaliações externas oferecidas pelo Estado, especificamente no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS), instituído pelo Decreto nº 56.679, de 5 de outubro de 2022, e seguindo critérios de equidade.
A escola teve uma pontuação de 85,71 – sendo classificada entre as 200 escolas com os melhores índices nas provas externas no processo de alfabetização. A cerimônia de premiação do Alfabetiza Tchê será no dia 2 de abril, no Teatro da FEEEVALE, e contará com a presença da equipe diretiva juntamente com representantes da Secretaria Municipal de Educação.
A equipe diretiva da Escola Dr. Adolpho Sebastiany, destaca que esse prêmio é o resultado de um trabalho coletivo envolvendo toda a comunidade escolar, professores, funcionários, familiares, monitores e Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Turismo e Desporto que trabalham em conjunto para qualificar, cada vez mais, o processo de ensino aprendizagem dos estudantes.