A Escola Estadual Catarina Bridi vai contar com o Ensino Médio em Tempo Integral a partir do próximo ano. A informação foi confirmada pela diretora da escola, Patrícia Olivier Bernardi, em entrevista ao Programa Enfoque desta segunda-feira (10). Conforme ela, a notícia é muito positiva e alegra a comunidade escolar. Em 2026, os alunos do primeiro ano do Ensino Médio vão se preparar para cursar o nível técnico. Segundo Patrícia, a escola pode oferecer o Curso Técnico em Administração, embora isso não esteja 100% certo. A escola vai promover, nos próximos dias, uma pesquisa com a comunidade escolar para entender a demanda.
De acordo com Patrícia, o pedido inicial foi no sentido de um curso técnico sobre agroindústrias, dado o perfil agrícola de Ibarama e região. Quanto à infraestrutura, a diretora lembrou que a escola passa por reformas e que vai atender à demanda, inclusive com o turno integral. Uma das preocupações é com material humano, ou seja, profissionais capacitados para conduzir as atividades no turno estendido. A diretora disse que a Secretaria Estadual da Educação garantiu recursos humanos para viabilizar a implantação do turno integral em Ibarama. A rotina dos alunos do Ensino Médio vai mudar. Pela manhã, aprendem sobre as tradicionais matérias e, durante três tardes na semana, ampliam os conhecimentos para direcionar o futuro.
Os alunos recebem lanche ao chegar pela manhã, no meio da manhã, almoço e lanche da tarde. O ensino médio em tempo integral no Rio Grande do Sul, conhecido como EMTI, será ampliado significativamente em 2026, com 438 escolas da rede estadual oferecendo a modalidade, sendo que todas elas também terão cursos de educação profissional. O programa foca no protagonismo juvenil, com carga horária estendida (mínimo de 7 horas por dia), disciplinas relacionadas ao projeto de vida do estudante, clubes, e o recebimento de 4 refeições diárias. Conforme a diretora, a escola vive um novo momento e aguarda ainda o início da construção do novo Ginásio de Esportes, cuja ordem de início das obras foi assinada em setembro. Segundo a educadora, a expectativa é de que os trabalhos iniciem no mês de dezembro. A conclusão do ginásio deve ocorrer no próximo ano.







