A equipe de Agentes de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Arroio do Tigre, realizou na terça-feira (16), a captura de um morcego encontrado dentro de uma residência. O animal foi recolhido com segurança e encaminhado para análise laboratorial, com o objetivo de investigar a possível presença do vírus da raiva.
Essa ação integra o trabalho de vigilância em saúde, que visa proteger a população de possíveis riscos. De acordo com a coordenação de endemias, apesar da importância dos morcegos para o equilíbrio ambiental, alguns podem transmitir doenças graves, como a raiva, que é letal se não for tratada a tempo.
Além da raiva, os morcegos podem estar associados a outros agentes infecciosos, como fungos causadores da histoplasmose — doença transmitida principalmente pelas fezes acumuladas desses animais em locais fechados e com pouca ventilação.
A Secretaria de Saúde de Arroio do Tigre alerta para que, ao encontrar morcegos em residências ou espaços públicos, os moradores não tentem capturá-los por conta própria. O recomendado é entrar em contato imediatamente com a equipe de zoonoses/endemia, que fará o manejo adequado e seguro do animal.