Pesquisar
Close this search box.

Encontro simbólico marca a Tradicional Festa de São João de Linha Carijinho

Segundo o presidente da comunidade Leandro Ceolin, o intuito foi o de manter vivo o espírito da festa, que é a maior do festival da gastronomia de Sobradinho, destacando também a importância cultural do evento

Pelo segundo ano consecutivo, e sempre promovida no dia 23 de junho, a Comunidade Nossa Senhora de Fátima de Linha Carijinho foi impedida de promover sua Tradicional Festa de São João com passagem nas brasas com os pés descalços. O motivo, novamente foi a pandemia do Coronavírus. A tradição, quase centenária, iniciou através de uma aposta entre Carlos José Ceolin e Luiz Roso – o Neni.

Eles apostaram um cavalo, caso Ceolin fizesse uma fogueira e passasse nas brasas com os pés descalços na véspera do dia de São João. A fogueira foi feita, a passagem aconteceu, porém Carlos José Ceolin – que ganhou a aposta de Neni Roso, não quis ficar com o cavalo.

Nilson Ceolin, neto do criador da tradição, passando nas brasas

Com o passar dos anos, a tradição seguiu entre os filhos, netos e bisnetos de Ceolin e outras famílias tradicionais de Linha Carijinho que mantiveram a tradição, dando origem, assim, a maior Festa de São João da Região Central do Estado, atraindo para as instalações da comunidade de Linha Carijinho um grande público, que além de assistir a passagem nas brasas, sempre conferiam grandes atrações musicais, apreciavam boa copa e cozinha típica junina.

Padre Gelso Bernardy durante a bênção da pequena fogueira

Na noite desta quarta-feira (23), uma missa sertaneja ao ar livre foi celebrada pelo Padre Gelso Bernardy e animada pelo grupo de cantoria de Linha Carijinho. Houve ainda a bênção de uma pequena fogueira montada por Romildo Scotta “o Canhoto”, que foi acesa, mas não houve a passagem nas brasas. Foram instaladas também algumas bandeiras de São João em frente a capela. Segundo o presidente da comunidade Leandro Ceolin, o intuito foi o de manter vivo o espírito da festa, que é a maior do festival da gastronomia de Sobradinho, destacando também a importância cultural do evento.

Ceolin ressalta que a comunidade está na expectativa de que haja o retorno do evento no ano que vem.  O ato foi restrito para alguns membros da comunidade, que obedeceram às normas de prevenção ao Coronavírus. As Rádios Sobradinho e Jacuí estiveram acompanhando a celebração em Linha Carijinho, e está disponível nos canais digitais da emissora uma matéria gravada pelo repórter Fabricio Ceolin, mostrando a celebração promovida nesta quarta-feira.

No próximo domingo (27), o Programa Menino da Porteira da Rádio Jacuí FM também vai reprisar um dos programas gravados durante a Festa de São João de Linha Carijinho a partir das 5 horas da manhã.

Confira o vídeo clicando aqui:  https://www.facebook.com/watch/?v=329147688741764

 

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade