Encontro de Terno de Reis mantém viva tradição no Centro Serra

Os grupos encantaram as famílias com as suas canções tradicionais, que atravessam gerações.

jan 8, 2024

Fotos: Isabel Selli Turcatto

O centro da cidade de Sobradinho ficou lotado no último sábado, dia 6, para o tradicional Encontro de Terno de Reis. O evento, promovido pelas Rádios Sobradinho e Jacuí e apresentado pelo comunicador Omar Stecker, começou com a Missa de Reis e em seguida teve a apresentação de sete grupos em um palco montado na Rua Coberta. Os grupos encantaram as famílias com as suas canções tradicionais, que atravessam gerações. Muitas pessoas levaram cadeiras para se acomodar e assistir as apresentações.

Omar agradeceu a presença de todos e lembrou que mantém a tradição de apresentar os ternos da região há cerca de 40 anos, evidenciando também o nível musical de cada um, pois avalia que melhorou muito com o passar do tempo, lembrando ainda do trabalho das primeiras famílias que montaram seus ternos. Os grupos participantes, também percorreram residências na região do dia 25 de dezembro, até o último sábado (06), cantando suas canções nas casas. Muitas famílias acreditam que, após a visita do Terno de Reis, elas ficam abençoadas para o restante do ano.

O grupo de Reis de Linha Carijinho abriu o evento de sábado, seguido pelos grupos de Passa Sete, Ibarama, Lagoa Bonita, Sobradinho, Segredo e Passa Sete. As emissoras distribuíram prêmios durante o evento, transmitiram ao vivo a programação, e receberam ainda muitas manifestações do público ouvinte e espectador das redes sociais. O evento marcou o encerramento do Natal das Estrelas de Sobradinho.

O prefeito Armando Mayerhofer destacou a importância de manter viva a tradição dos reis e, juntamente com o vice-prefeito Ivan Trevisan e o Secretário de Indústria, Comércio e Serviços Darlan Kittel, que coordenou o Natal das Estrelas, ressaltaram a importância das atrações natalinas que movimentaram o município desde novembro, encerrando a programação com o Encontro de Terno de Reis.