Empresa de tratamento de esgoto demonstra interesse de se instalar no Centro Serra

Será agendada uma reunião ainda este mês, para análise da situação local, pois os municípios tem até o ano de 2023 para solucionarem o destino do tratamento de esgoto.

jun 10, 2022

Foto: Divulgação

O prefeito de Ibarama, Valmor Mattana, juntamente e prefeitos da AMCSERRA, estiveram na cidade de São Gabriel, onde participaram da inauguração das instalações da Empresa São Gabriel Saneamento, que contou com a presença do Ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira. Segundo Mattana, a empresa demostrou interesse de se instalar no Centro Serra, e será agendada uma reunião ainda este mês, para análise da situação local, pois os municípios tem até o ano de 2023 para solucionarem o destino do tratamento de esgoto.

Em São Gabriel, a água com dejetos que chega até a Estação de Tratamento de Esgoto passa por todo um processo de descontaminação para que seja devolvida sem poluentes ao Rio Vacacaí. Com um investimento de R$ 23 milhões na construção da unidade, a estação atende todos os requisitos ambientais e conta com um moderno e tecnológico sistema de operação, onde os técnicos controlam tudo por um sistema informatizado de monitoramento.

A estação tem capacidade de tratamento de 108 litros por segundo e está localizada em uma área de 1 hectare no bairro Menino Jesus de São Gabriel. Ao todo, são 145 colaboradores, sendo grande parte oriundos no próprio município.