A Emater de Ibarama está começando mais uma campanha para aquisição de vespinhas como agente de controle biológico da Lagarta do Cartucho e lagarta da espiga, com a finalidade de assegurar ao agricultor familiar um método seguro e eficaz no controle destas pragas. O uso de agentes de controle biológico para o controle de diversas pragas já se constitui uma prática aprovada e validada pelas principais instituições de pesquisa do país.
Muitas são as organizações de pesquisa, seja no âmbito público ou privado, que produzem e distribuem tais agentes responsáveis pelo controle. Segundo, Adriano Dreher, extensionista da Emater local, esta técnica tem por objetivo de Substituir o uso do controle químico da lagarta do cartucho e diminuir o impacto ambiental dos resíduos de agrotóxicos nas águas superficiais, evitando a contaminação dos agricultores por agrotóxicos em função do número excessivo de aplicações na parte aérea do milho.
Estas ações visam a promoção da qualidade de vida, na produção de alimentos saudáveis, na soberania e segurança alimentar, sendo estas premissas da Emater RS compreendendo o meio rural para além da produção e negócios, mas como um modo de vida. Neste sentido, os agricultores interessados devem procurar o escritório municipal da Emater de Ibarama para realizar a encomenda das vespinhas.