Em 15 anos, Sobradinho tem crescimento de 86% na frota de veículos

Diariamente em horários de pico, há registro de congestionamentos, no Centro da cidade, além de dificuldades de encontrar estacionamento.

jun 24, 2022

Foto: Fabrício Ceolin/Arquivo Rádio Sobradinho

Solicitação por melhorias no trânsito voltaram à pauta da Câmara de Vereadores de Sobradinho. Um pedido de providências do feito pelo presidente do Poder Legislativo vereador Jeferson Matana, solicita que o Executivo providencie no Acesso Euclides Bento Pereira, conforme a reivindicação de empresários do local, a colocação de quebra-molas, lombadas ou algo que possibilite a redução de velocidade dos veículos. Ele justifica que o trafego de veículos é frequente e alguns casos em alta velocidade, colocando em risco a vida dos pedestres, lembrando também o deslocamento de muitas pessoas que trabalham em fábricas das imediações. Na semana passada mais um acidente envolveu um motociclista no local.

Em recente entrevista, o prefeito Armando Mayerhofer disse que os redutores serão construídos no local, quando iniciar as obras da terceira pista, onde serão investidos recursos do Pavimenta RS. Outro ponto que gera reclamação de motoristas, é um cruzamento também no acesso Eclides Bento Pereira, em frente ao posto de combustíveis. A sinalização do local é precária, e gera dúvidas nos condutores de como proceder as manobras no local, principalmente para aqueles que não são do município. Matana, também já expos na tribuna a necessidade da instalação de semáforos em pontos do município, defendendo que os equipamentos irão dar uma maior fluidez no conturbado trânsito da cidade.

De acordo com levantamento feito pela reportagem das Rádios Sobradinho e Jacuí, em 15 anos a frota de veículos cresceu 86% no município. Em 2007 eram 5019 veículos e agora são 9.357 emplacados em Sobradinho. Diariamente em horários de pico, há registro de congestionamentos, no Centro da cidade, além de dificuldades de encontrar estacionamento. Em 2018, o Departamento de Trânsito da Prefeitura de Sobradinho promoveu encontro, onde o engenheiro de Trânsito, Clenio Carlan, apresentou estudo técnico desenvolvido para atualização do projeto que prevê melhorias no trânsito do município, sobretudo no fluxo de veículos.

Foi sugerida a instalação de semipórticos em diferentes pontos da cidade, indicando a localização dos bairros, dos pontos turísticos e de utilidade pública, bem como a implantação de semáforos. Ainda em reunião, foi levantada a possibilidade de implantação de rótulas de trânsito, nas cinco esquinas e em frente à Matriz dos Navegantes, no centro, além de alterações na rótula próxima ao Hospital São João Evangelista.  Apesar da discussão que vem sendo feita há anos, nesse período não houveram mudanças significativas em ruas, estacionamentos e sinalização de trânsito em Sobradinho.