Lideranças da região Centro Serra participaram na tarde dessa quarta-feira (19), de uma audiência na Corregedoria-Geral de Justiça, com a desembargadora Fabianne Breton Baisch, para tratar da elevação da entrância da Comarca de Sobradinho. Na ocasião, juntamente com o deputado Adolfo Brito, o grupo apresentou os principais argumentos em defesa do pleito e entregou formalmente o pedido à desembargadora Fabianne, que informou que a solicitação passará por criteriosa análise, levando-se em consideração além do número de municípios que compõem a jurisdição da Comarca, a existência de presídio regional em Sobradinho.
Em 9 de dezembro do ano passado, o deputado Adolfo Brito, e o prefeito de Sobradinho na época, participaram de audiência com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Alberto Delgado Neto, quando foram iniciadas as tratativas visando a elevação da entrância da Comarca do município.

Em entrevista ao Programa Enfoque desta quinta-feira (20), a Procuradora Jurídica do município de Sobradinho, Greta D’Olanda disse que a audiência é mais um avanço positivo no sentido da avaliação da elevação da entrância. Ela lembra que o pedido de elevação tramita desde agosto do ano passado e vários reforços nos pedidos foram feitos ao Tribunal de Justiça.
Ela destacou que vários fatores devem ser considerados nesta análise, como o número de município que compõem a Comarca de Sobradinho, o número de habitantes desses municípios, número de processos, o fato de haver em Sobradinho um presídio estadual e falta de um delegado titular para a Polícia Civil do município há muitos anos.
Conforme ela, a corregedoria procederá com estudos a partir de agora e em breve deve divulgar uma decisão. Ela considerou que há impactos financeiros envolvidos nesta decisão e que, por isso, passa por uma avaliação criteriosa do Tribunal de Justiça. Greta ponderou que, mesmo que a resposta seja pela não elevação neste momento, o pedido da Comarca de Sobradinho continuará sendo considerado para decisões futuras.
Participaram da audiência dessa quarta-feira (19), o juiz-corregedor do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Max Akira Senda de Brito; o juiz-corregedor da Comarca de Sobradinho, Bruno Massing de Oliveira; o presidente estadual da OAB, Leonardo Lamachia; a promotora de Justiça do Ministério Público, Ana Carolina Azambuja; o prefeito de Sobradinho, Luiz Afonso Trevisan; o vice-prefeito, Nilo Ivan Wietzke; a procuradora do município de Sobradinho, Greta D’Olanda Gonçalves; além do presidente e do vice-presidente da Subseção da OAB de Sobradinho, Dalmir Rech e Felipe Dalberto, respectivamente.