Eleitos nos municípios da 53ª Zona Eleitoral serão diplomados nesta quinta-feira

Entre eles está o vereador cassado de Sobradinho Janderson Nunes.
Imagem: Rádios Sobradinho e Jacuí

A Justiça da 53ª Zona Eleitoral, que compreende os municípios de Sobradinho, Segredo, Ibarama, Passa Sete, Lagoão e Lagoa Bonita, promoverá o ato de diplomação dos eleitos no final da tarde desta quinta-feira, 19, às 17 horas, no Salão Paroquial Católico de Sobradinho. O evento marca o encerramento oficial do processo eleitoral nesses municípios e confirma os eleitos para o início de seus mandatos em 2025/2028. A diplomação é uma etapa obrigatória para que os eleitos possam tomar posse.

De acordo com a Resolução nº 23.677/2021 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apenas candidatos com registro de candidatura deferido podem ser diplomados. Aqueles com registro indeferido, mesmo que aguardem decisão judicial (sub judice), não poderão participar da cerimônia. Em entrevista ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho, o chefe do Cartório Eleitoral, Saulo Darós, informou que o vereador cassado Janderson Nunês, do Progressitas, será diplomado. O Berê, como é conhecido, concorreu nas eleições de outubro e foi reeleito.

Após as eleições, ele sofreu a perda de seus direitos políticos por conta de uma condenação judicial por sonegação de ICMS em sua empresa de compra e venda de tabaco. Devido a isso, teve o mandato cassado. Darós explicou que mesmo assim ele receberá o diploma porque cumpria as exigências legais no momento da eleição. O chefe do Cartório eleitoral ainda esclareceu que a Justiça Eleitoral não pode agir de ofício e negar o diploma, ou seja, precisa ser provocada por meio de uma ação. Isso, segundo ele, poderá partir de algum partido político ou do Ministério Público ainda antes da posse dos eleitos em 1º de janeiro.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade