Dentro da programação da VI Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul, a Unisc, será realizada no dia 30 de outubro, às 19h15, a apresentação de nove trabalhos desenvolvidos por estudantes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade. A atividade integra a VI Mostra da Pós-Graduação Stricto Sensu, que busca divulgar os cursos de Mestrado e Doutorado da instituição por meio de trabalhos indicados por cada Programa. Um dos estudos apresentados é da doutoranda Maini Dornelles, do Programa de Pós-Graduação em Direito.
O trabalho propõe a inclusão do procedimento de advocacia colaborativa nas grades curriculares dos cursos de Direito, como instrumento de acesso à justiça e promoção das metas 4.3, 16.3 e 16.6 da Agenda 2030 no Brasil. Natural de Sobradinho, Maini destaca que a pesquisa é uma continuidade do estudo desenvolvido no mestrado, agora aprofundando a prática da advocacia colaborativa e sua aplicação na formação de estudantes de Direito.
O objetivo é formar profissionais menos combativos e mais cooperativos, capazes de buscar soluções de conflitos que não dependam exclusivamente do Poder Judiciário. Ela destaca que a proposta contribui para melhorar a eficiência da jurisdição brasileira, que atualmente possui mais de 80 milhões de processos em tramitação. Maini afirma que poder propor mudanças na formação dos juristas brasileiros é um desafio grandioso e reforça a importância de um Programa de Pós-Graduação voltado para o contexto social.