A estátua de Francisca Pereira Gonçalves Mostardeiro (1832-1914) foi esculpida, e nessa terça-feira (29), foi fixada na Praça do Imigrante, em Dona Francisca. Pesando aproximadamente 500 quilos, a peça foi produzida a partir de uma das únicas fotografias de Francisca, mulher que deu origem ao município. A estátua foi confeccionada pelo escultor Rogério Bertoldo, do Jardim das Esculturas.
Conforme Ricardo Zimmer, secretário de Cultura e Turismo do município, a obra esculpida em pedra traduz a formosura dessa mulher, descendente de açorianos, nascida em Mostardas, e casada com Manoel José Gonçalves Mostardeiro, fundador da colônia em 1880. Francisca era uma figura carismática, desempenhou função de amiga, conselheira e solidária, doou lotes de sua fazenda para a igreja, a praça, a rua e as escolas, em reconhecimento aos colonos que chegavam ao município de Dona Francisca e denominaram Colônia Dona Francisca.
A imagem foi colocada sob um pedestal e rodeada de flores para ser admirada e enaltecida, preservando a história, memória e o orgulho por Dona Francisca.