Foto: Divulgação
Agricultores de Passa Sete participaram de um Dia de Campo sobre Cisternas. A atividade que integra as ações da Semana da Água no município ocorreu na propriedade dos agricultores Marlene e Osvaldo Rech, em Pitigal, e foi promovida pela Associação das Trabalhadoras Rurais de Passa Sete e Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). A atividade que integra as ações do Projeto “Cisternas nas propriedades rurais”, teve como objetivo demonstrar aos participantes sobre a importância da captação da água da chuva em cisternas e a utilização da mesma na irrigação para a produção de hortaliças.
Segundo a extensionista rural Social da Emater/RS-Ascar, Marly Ferreira Todendi, existe no município, principalmente no verão, escassez de água, e o objetivo desse projeto é reservar essa água, para utiliza-la na irrigação da horta, produção de alimentos, para os animais e para a limpeza na propriedade. Durante a atividade, o público acompanhou três estações, que abordaram os temas cisternas, irrigação e segurança alimentar. Por meio do projeto Cisternas nas Propriedades Rurais, cada presidente de grupo de Trabalhadoras Rurais recebeu uma caixa d’água com capacidade para armazenar dois mil litros e um kit de peças para a instalação do mesmo. Assim, com a instalação de calhas nas residências, galpões ou varandas, será possível armazenar a água da chuva.
A aquisição das caixas d’águas e o kit de peças é realizada com recursos da Associação das Trabalhadoras Rurais de Passa Sete, a mão de obra para a instalação da cisterna ficará a cargo dos proprietários. Presente na atividade o prefeito de Passa Sete Maurício Afonso Ruoso salientou a importância do projeto desenvolvido pelas Trabalhadoras Rurais, uma vez que, segundo ele, “não se pode pensar na importância de reservar a água somente no período de estiagem, mas é preciso implantar ações e projetos como esse, sempre que possível, a fim de preservar esse bem tão valioso disponível no meio ambiente”.